Políticas públicas brasileiras ENTREABERTA(s)

Os podcasts estão em constante crescimento e se tornando espaços de discussão de elementos da nossa sociedade. Nesse contexto, são inúmeros os temas que estão sendo revisitados, desde racismo ambiental e representações artísticas até políticas públicas brasileiras.

Paula Miraglia, Renata Rizzi e Conrado Corsalette fundaram, em 2015, o Nexo Jornal. De maneira geral, consiste em um jornal digital independente que nasceu com o objetivo de ampliar o acesso às informações, dados e estatísticas. A dinâmica é divulgar notícias de formas cada vez mais inovadoras a partir das ideias de equilíbrio, clareza e transparência.

Ilustração do podcast Entreaberta, em azul e branco, com tipologia branca em fundo preto

Em 21 de maio de 2021, lançaram o podcast “Entreaberta”. O intuito é se constituir como um novo canal de comunicação. Para tal, tem como temática as políticas públicas brasileiras e o pensar de que maneira é possível torná-las mais abrangentes e participativas para a população brasileira. Portanto, a primeira temporada contará com oito episódios. Cada um terão convidados para contar experiências de atuação na área, trocar históricas e colaborar com a discussão.

Considerando o nosso cenário cultural nacional, é de extrema importância a discussão sobre as políticas públicas brasileiras. Em suma, colocá-las em cheque permite pensarmos e repensarmos estratégias que facilitem o seu desenvolvimento e estruturação. Como resultado, fazem cada vez mais sentido para a nossa realidade.

As políticas públicas carregam concepções particulares de mundo, da sociedade e das relações entre seus indivíduos e o Estado. Ou seja, quando se aplicam ao âmbito cultural, dizem respeito aos fragmentos da realidade social – assim como também se relacionam às crenças e saberes que a compõem.

O podcast está disponível nas plataformas de streaming listadas aqui.

MEC oferece mais de 130 cursos gratuitos online

Cidade de Salvador ganhará Arquivo Público em 2022