Políticas públicas brasileiras ENTREABERTA(s)

Os podcasts estão em constante crescimento e se tornando espaços de discussão de elementos da nossa sociedade. Nesse contexto, são inúmeros os temas que estão sendo revisitados, desde racismo ambiental e representações artísticas até políticas públicas brasileiras.

Paula Miraglia, Renata Rizzi e Conrado Corsalette fundaram, em 2015, o Nexo Jornal. De maneira geral, consiste em um jornal digital independente que nasceu com o objetivo de ampliar o acesso às informações, dados e estatísticas. A dinâmica é divulgar notícias de formas cada vez mais inovadoras a partir das ideias de equilíbrio, clareza e transparência.

Ilustração do podcast Entreaberta, em azul e branco, com tipologia branca em fundo preto

Em 21 de maio de 2021, lançaram o podcast “Entreaberta”. O intuito é se constituir como um novo canal de comunicação. Para tal, tem como temática as políticas públicas brasileiras e o pensar de que maneira é possível torná-las mais abrangentes e participativas para a população brasileira. Portanto, a primeira temporada contará com oito episódios. Cada um terão convidados para contar experiências de atuação na área, trocar históricas e colaborar com a discussão.

Considerando o nosso cenário cultural nacional, é de extrema importância a discussão sobre as políticas públicas brasileiras. Em suma, colocá-las em cheque permite pensarmos e repensarmos estratégias que facilitem o seu desenvolvimento e estruturação. Como resultado, fazem cada vez mais sentido para a nossa realidade.

As políticas públicas carregam concepções particulares de mundo, da sociedade e das relações entre seus indivíduos e o Estado. Ou seja, quando se aplicam ao âmbito cultural, dizem respeito aos fragmentos da realidade social – assim como também se relacionam às crenças e saberes que a compõem.

O podcast está disponível nas plataformas de streaming listadas aqui.

Nicole Castilho

Read Previous

MEC oferece mais de 130 cursos gratuitos online

Read Next

Cidade de Salvador ganhará Arquivo Público em 2022

Deixe uma resposta