Confira dicas para conservar seu vinil

Se você coleciona discos de vinil, deve ter grande apreço e amor por sua coleção, não é?

Com isso em mente, no post de hoje preparamos algumas dicas simples para ajudá-lo a salvar e armazenar discos de vinil de maneira segura e ordenada.

Para manter sua coleção em perfeitas condições, vamos falar sobre a importância de manter o vinil. Continue lendo e aprenda mais!

Se liga nessa dica! Mas como limpá-los sem causar danos irreversíveis?

Não há nada de errado com esses três ingredientes, detergente neutro + água filtrada + esponja macia! Coloque a solução de água e sabão (deve conter mais água do que sabão) na esponja e use-a para limpar a área suja com muita delicadeza e cuidado.

É importante usar água filtrada porque a água da torneira pode conter elementos que podem danificar o disco.

Limpe, coloque o disco em pé e espere secar naturalmente, certifique que ele está totalmente seco para guardá-lo.

Então, tenha muito cuidado ao limpar o disco e não molhe a vedação! Outra dica muito importante: nunca sopre ar perto do vinil para eliminar poeiras e outras partículas.

Não adianta nada, e o que é pior é que suas gotículas de saliva vão causar mais danos.

Proteja e organize os discos

Cuide da sua coleção, assim você pode encontrar sempre aquele som ou siga essas dicas para guardá-los sempre da melhor maneira.

Tente encontrar um espaço organizado onde você possa colocar todos os seus discos juntos, para que isso ajude a manter sua coleção organizada.

Com os discos seguros, esta é uma opção melhor do que deixá-los jogados em diversos cantos da casa. Você pode estar cansado de saber disso, mas lembre-se:

• Os discos devem ser sempre armazenados verticalmente — empilhá-los horizontalmente pode deformar ou mesmo danificar os discos.
você não deve empilhar os seus vinil
  • Deixe a abertura da tampa em direção à parede para evitar que a luz do sol e a poeira entrem no disco.
  • Proteja o disco com plástico. Se o disco estiver desgastado e a tampa estiver rasgada, use fita adesiva ou papel de contato para o “reparar”, coloque-o no plástico e guarde-o em uma prateleira.

É muito importante guardar o disco em local protegido da umidade, pois pode causar mofo, fungos e traças, que podem comer o disco!

Cuidando da sua coleção

Além de serem especiais, diversos discos de vinil também são muito bonitos, então é melhor armazenar os discos que você ouviu recentemente perto do toca-discos.

Há móveis personalizados que possuem um compartimento para guardar seus discos, use um método para organizar, pode ser por título, álbum, ano de lançamento.

Nós do Click Museus queremos saber se você gostou dessas dicas para conservar o seu vinil? Comente aqui 😉

Conheça o Museu de Imagens do Inconsciente

Marina Abramovic: Conheça tudo sobre a artista