Conheça o Museu de Imagens do Inconsciente

Com um nome para muitos enigmático, o Museu de Imagens do Inconsciente é um grito de protesto contra práticas abusivas consideradas científicas no mundo psiquiátrico. O que antes já foi considerado ciência já era visto como absurdo aos olhos de pessoas como Nise da Silveira.

Sendo assim nós do Click Museus, gostaríamos de trazer um material especial que conta um pouco mais sobre esta instituição que é tão importante para a cultura e para a medicina ao mesmo tempo.

Vamos conferir?

Conheça o Museu de Imagens do Inconsciente

Fundado em 1952, o museu em questão foi uma criação que apresentou uma oportunidade de tratamento decente e digno de muitas pessoas que sofriam de doenças psiquiátricas.

Em uma época de ciências pouco avançadas na área, a psiquiatra Nise da Silveira trouxe uma visão completamente nova baseada nos estudos do psicanalista Jung. Esta visão a tornou uma pioneira no país, fazendo com que os próprios pacientes tivessem a possibilidade de desenvolver a arte em seu dia a dia.

Isto era algo muito diferente do que simplesmente um hobby, mas uma maneira de expressar o interior, o subconsciente através de algo diferente da fala.

Assim, seria possível ver o ponto de vista, emoções e ações do paciente sob a luz da sua arte.

O contraste com os tratamentos correntes era tremendo, pois mesmo sem uma grande diferença de resultados, práticas como a lobotomia, choques elétricos, coma insulínico e outras técnicas eram muito comuns.

E para o espanto de muitos, as obras criadas não deixavam nada a desejar, sendo muitas incorporadas como patrimônios nacionais.

Hoje, o Museu de Imagens do Inconsciente conta com um acervo de mais de 350 mil obras. Que podem ser conferidas no endereço:  Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro – Rio de Janeiro, RJ.

As visitas ocorrem de segunda a sexta das 9h às 16h com entrada gratuita. Entretanto é importante conferir o funcionamento previamente no telefone: (21) 3111 7467.

Então por hoje é isso, gostou da indicação?

Até a próxima!

Foto de Capa: Arribação

Adriana Varejão e suas obras

Confira dicas para conservar seu vinil