Conheça a Artista Solange Oliveira

Solange Oliveira, moradora da cidade de Bauru (SP) aprendeu a técnica “Renda Turca” (origem desconhecida) a mais de cinquenta anos.

Com essa arte manual é possível confeccionar peças de vestuários, cama, mesa e banho.  Seus trabalhos já foram objetos de pesquisas no Brasil, Itália, França e Argentina.No Brasil, como “Dissertação de Mestrado” e Exposição Virtual, de reportagem pela Revista Ecologia Integral, onde essa técnica foi considerada como “Patrimônio Cultural Imaterial”.

Na Itália, como citação em dossiê de pesquisas com rendeiras italianas sendo o objetivo a reivindicação junto a UNESCO de “Patrimônio da Humanidade”.Na França faço parte do livro “1001 dentellières”, onde foi publicado trabalho de catorze rendeiras de diversos países e na Argentina em citação de livro.

A renda turca é uma arte em extinção devido a falta de interesse  das pessoas jovens em aprender, pois querem coisas rápidas para ganhar dinheiro.Aqui no Brasil essa técnica pode ser encontrada ainda com o nome de Renda Turca de Bicos em Sabará (MG)e Renda Singeleza na cidade de Marechal Deodoro (AL).

Sr. Incredibeard faz arte com sua Barba

Feminismo, Cinema, Cultura-Afro brasileira conheça as Bibliotecas Temáticas de São Paulo