Feminismo, Cinema, Cultura-Afro brasileira conheça as Bibliotecas Temáticas de São Paulo

A cidade de São Paulo reuniu obras temáticas em oito bibliotecas públicas municipais. Os usuários podem encontrar livros e outros materiais sobre filmes, música, drama, cultura popular, ciência, meio ambiente, contos de fadas e arquitetura e urbanismo. A iniciativa foi considerada pioneira no país. Conheça as bibliotecas temáticas:

Bibioteca Temática (Arquitetura e Urbanismo) Prestes Maia

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

A biblioteca possui aproximadamente 69.000 volumes, incluindo literatura e livros informativos, revistas, atlas, multimídia, etc. Todo o acervo encontra-se no catálogo online do sistema de bibliotecas municipais.O plano cultural da biblioteca é divulgado mensalmente com outras bibliotecas da comunidade, e várias linguagens culturais como festas noturnas, literatura, mediação de leitura, teatro, contação de histórias, circo, arte podem ser acessadas na página inicial da rede municipal de bibliotecas Intervenções, teatro, cursos, conferências, workshops, música, filmes, crianças e projetos especiais.

Bibioteca Temática (Ciência) Mário Schenberg

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

Com a implementação do “Tema Ciência”, foi criado um Centro de Comunicação Ciência e Cultura, que visa despertar as carreiras científicas de jovens, em especial para alunos do ensino básico e secundário, e também levar este conhecimento ao público. A biblioteca comprou originalmente 600 livros no país e no exterior, e agora tem mais de 2.600 obras. A coleção concentra-se em diferentes campos do conhecimento científico, incluindo ciências de precisão, ciências biológicas, ciências da saúde e ciências da terra. Além de livros, outros materiais de conteúdo científico também constituem o acervo, como filmes, documentários e revistas.

Bibioteca Temática (Cinema) Roberto Santos

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

A Biblioteca Roberto Santos é a quinta biblioteca municipal temática entregue ao público. O acervo temático desta unidade inclui um conjunto de filmes que representam a evolução da história do cinema mundial e nacional. Com muitos nomes norte-americanos e franceses, seu significado histórico é uma visão geral das diferentes fases do filme que se originaram do cinema mudo. Vários filmes criados por Charles Chaplin, Alfred Hitchcock, François Truffaut e outros cineastas importantes Ajude a formar esta categoria. Numa série de filmes nacionais, existem alguns filmes raros que não existem no DVD, mas são cedidos à biblioteca pelo realizador. A coleção contém vários romances, filmes, políticos e documentários de diferentes épocas. Há também uma coleção de fotografia do mundo contemporâneo. A biblioteca possui um grande número de filmes franceses, suecos, iranianos, japoneses, coreanos, indianos, etc.

Bibioteca Temática (Contos de Fadas ) Hans Christian Andersen

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

Para acomodar a nova biblioteca temática nos contos de fadas, além de adquirir coleções específicas, o sistema de bibliotecas municipais também aposta na criação de um ambiente próprio, que envolve o mundo dos contos de fadas e as histórias infantis. Para tanto, o cenógrafo Sidnei Caria criou um conceito de ambiente baseado na criação de um espaço de leitura confortável e agradável para atrair as crianças ao mundo dos contos de fadas. As figuras ensolaradas na fachada do auditório remetem à energia e ao brilho do astro rei, que leva ao encantador corredor. Personagens da história de Hans Christian Andersen, como dançarinos e anjos contendo trechos da história. Entrar na biblioteca é o canto dos clientes, onde há uma breve história da vida de Andersen.

Bibioteca Temática (Cultural Afro-Brasileira) Paulo Duarte

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

A biblioteca Paulo Duarte contém cerca de 39.000 volumes, entre livros de literatura e informativos, revistas, atlas, multimídia, etc. Possui documentação sobre a comunidade do Jabaquara e possui um centro de documentação do idoso, que inclui livros, jornais e artigos de revistas. São mais de 2.000 livros em seu acervo de temas culturais afro-brasileiros.

Bibioteca Temática (Cultura Popular) Belmonte

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

Localizada no eixo cultural e comercial do bairro Santo Amaro, zona sul de São Paulo, a Biblioteca Belmonte é objeto de cultura popular desde agosto de 2007. Como pólo de difusão de produtos culturais tradicionais, tem como foco o comportamento e o conhecimento das pessoas. Nossos colaboradores, além de fornecerem suporte bibliográfico para o desenvolvimento do conhecimento na área.

Bibioteca Temática (Direitos Humanos) Maria Firmina dos Reis

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

A biblioteca temática dos direitos humanos contém aproximadamente 15.000 volumes, incluindo materiais didáticos, livros de paradoxos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, quadrinhos, multimídia, etc. O acervo de livros pode ser consultado no catálogo online da rede municipal de bibliotecas. A maioria das obras pode ser emprestada a usuários cadastrados na biblioteca.

Bibioteca Temática (Feminista) Cora Coralina

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

A biblioteca foi inaugurada em 2015 e é a primeira sala de atividades com temática feminista de São Paulo. O lugar é derivado do espaço natural da biblioteca, que leva o nome de um destacado escritor brasileiro. O local tem como objetivo valorizar lutas e ações em defesa dos direitos das mulheres. Projetada pela artista plástica Biba Rigo (Biba Rigo), uma das salas da biblioteca ganhou temática feminista e as mulheres participaram de um seminário de artes visuais baseado em suas próprias histórias, aparência e vivência, garantindo o A beleza do lugar. Enfatize visualmente o empoderamento das mulheres no espaço alocado.

Bibioteca Temática (Literatura Fantástica) Viriato Corrêa

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

Em termos gerais, o conceito de literatura de fantasia se refere a todas as obras literárias que apresentam aos leitores um mundo diferente de sua percepção usual por meio de temas, atmosfera, situações, personagens ou linguagem. Em outras palavras, esse método narrativo questiona a experiência e o conhecimento para minar a forma tradicional de pensar o mundo. Nesse sentido, esta forma literária aborda uma ampla gama de tópicos, referindo-se ao mundo das trevas e da inferioridade, a vida dos mortos, os temas de estar dividido e alienado pela loucura ou drogas, a relação ambígua entre espírito e material, e o erótico sobre. Nenhuma experiência pode capturar as lacunas da realidade e mudar os padrões de tempo e espaço de tempo, espaço e terreno.

Bibioteca Temática (Romance Policial) Paulo Setúbal

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

A biblioteca possui aproximadamente 45.000 volumes, incluindo literatura e livros informativos, revistas, atlas, multimídia, etc. Todos os livros podem ser encontrados no catálogo online do sistema de bibliotecas municipais. O plano cultural da biblioteca é divulgado mensalmente com outras bibliotecas comunitárias, e várias linguagens culturais, como festas noturnas, literatura, mediação de leitura, teatro, contação de histórias, circo, arte, podem ser acessadas na página inicial do sistema de bibliotecas municipais Intervenções, dramas, cursos, conferências, workshops, música, filmes, crianças e projetos especiais.

Bibioteca Temática (Meio Ambiente) Raul Bopp

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

A Biblioteca Raul Boop possui um acervo dedicado à temática ambiental, com curadoria do ambientalista Fabio Feldmann. Sua composição inclui livros, publicações e relatórios de pesquisas para solucionar problemas como aquecimento global, desenvolvimento sustentável, Amazônia e proteção ambiental. São mais de 2.000 coleções temáticas, a maioria em português. Existem também versões bilíngues e versões artísticas de alta qualidade. O acervo temático é amplamente utilizado pelo público universitário, que consulta livros relacionados à biologia, direito e química ambiental. Existem também livros infantis, anuários e dicionários ambientais na biblioteca.

Bibioteca Temática (Música) Cassiano Ricardo

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

Com a realização do tema na música, a biblioteca recebeu 500 novos títulos sobre o tema. A série foi selecionada sob a orientação do curador, compositor e professor universitário da entidade Walter Garcia. Atualmente, são mais de três mil livros. O objetivo do desenho desta série é atender a diversos interesses relacionados à música, partindo dos dois eixos da nossa atuação musical diária, esses interesses podem ser considerados. Por um lado, existem a educação musical, a prática (profissional ou amadora) e a investigação (acadêmica ou amadora). Por outro lado, existem três maneiras diferentes de produzir e ouvir música: músicas e canções comerciais populares, música oral tradicional popular e música clássica

Bibioteca Temática (Poesia) Alceu Amoroso Lima

Foto de Divulgação: Prefeitura de São Paulo

Com a implantação do tema poesia em setembro de 2006, a biblioteca obteve 600 títulos de livros selecionados pelo curador nuclear e poeta Frederico Barbosa à época e, devido a constantes acréscimos e atualizações, um novo acervo foi feito. Existem mais de 4 coleções temáticas. Mil títulos. Dentre essas obras, grande destaque é a poesia brasileira, a poesia portuguesa e a poesia francesa dos séculos XIX e XX. Você também pode encontrar títulos de poemas americanos, grego antigo, latim, espanhol, italiano, latino-americano, japonês, chinês e russo, todos traduzidos para o português. A coleção temática também contém obras sobre teoria da poesia, história e crítica literária, bem como várias antologias e títulos de poesia infantil.

Fonte e foto de capa: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/temas/cultura-e-lazer/bibliotecas-publicas.php

Read Previous

Conheça a Artista Solange Oliveira

Read Next

Revista do Patrimônio nº 40

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *