Centro de Preservação Cultural – USP oferece curso sobre valorização da memória

O Centro de Preservação Cultural oferecerá de 8 a 11 de fevereiro de 2021 o curso “Técnicas de uso de história oral para iniciativas coletivas de valorização da memória.

O curso pretende fornecer aos participantes ferramentas para que iniciem a constituição de acervos públicos de história oral e memória, a partir de técnicas de produção, armazenamento e divulgação de acervos. Ao longo do curso serão discutidas a importância das fontes orais na valorização da memória de grupos, capacitando os participantes na implementação de projetos de história e memória e na constituição de acervos de memória.

EMENTA

• História oral, memória, arquivamento de histórias e constituição de acervos de memória.
  • Técnicas de história oral: gravação em voz e vídeo. Transcrição, autorização das entrevistas.
  • Usos da história oral: análise e destinos dos documentos. Formas de arquivamento.

8/2. Valéria Magalhães: Introdução à história oral e memória.
9/2. Lívia Lima: Como fazer entrevistas e projetos de história oral.
10/2. Daisy Perelmutter: Como fazer entrevistas.
11/2. Ricardo Santhiago: Transcrição e edição e armazenamento em acervos públicos de memória.

Período de inscrições
Entre 30 de outubro e 13 de dezembro de 2020.

Instruções
Interessados devem preencher o formulário localizado AQUI.

Ladrões roubam objetos raros de museus holandeses

Museu Oscar Niemeyer realiza mostra de arte africana