Ladrões roubam objetos raros de museus holandeses

Uniformes, capacetes e armas alemãs da Segunda Guerra Mundial expostos em museu em Overloon, na Holanda (REUTERS/Piroschka van de Wouw)

Assaltantes levaram capacetes, uniformes e armas alemãs, peças raras, avaliadas em aproximadamente 1.5 milhão de euros, o equivalente a R$ 10 milhões de reais. Todas as peças eram parte de coleções dedicadas as memórias da Segunda Guerra Mundial.

Os assaltos que ocorreram nos últimos dois meses, foram realizados no Museu de Testemunhas Oculares da Guerra de Beek em agosto, onde foram levadas as partes mais valiosas da coleção, e no Museu de Ossendrecht, onde os ladrões se apossaram da coleção quase inteira, levando uniformes da SS, adagas, capacetes, emblemas, bonés, paraquedas, armas de fogo e binóculos.

Existe a especulação de que os assaltantes realizaram o roubo, focados em levar itens para coleções particulares, pois toda a ação demonstra que os espaços foram estudados meticulosamente e todo o processo foi articulado com grande precisão.

Após o acontecimento, a Holanda esta realizando uma revisão nacional sobre a segurança dos seus museus.

MUSEU DA IMIGRAÇÃO – ANALISTA EM BIBLIOTECONOMIA PLENO

Centro de Preservação Cultural – USP oferece curso sobre valorização da memória