Museu Oscar Niemeyer realiza mostra de arte africana

“África, mãe de todos nós”

A Exposição “África, Mãe de Todos Nós”, promovida pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), foi dividida em três módulos. O primeiro reuniu uma significativa coleção de máscaras africanas, elaboradas por artistas dos povos que foram trazidos para as Américas na condição de escravos, como os punu, igbo, baulê e iorubá.

O segundo módulo apresentou bustos, bonecos e esculturas dessas etnias. E por fim, o terceiros módulo, que será exposto até 31 de dezembro, nos apresenta instrumentos musicais africanos, numa alusão às festividades de fim de ano.

A exposição só foi possível, pela parceria criada entre o MON e a Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY), constituída ao longo de quase três décadas. E que agora colabora com o Marco Referencial do Museu, que busca dar ênfase em arte paranaense e brasileira, mas que também expande sua missão à formação de um acervo de arte africana contemporânea, latino-americana e asiática. O curador da mostra Renato Araújo da Silva, comenta que a exposição busca oferecer um olhar que amplie nossa percepção, não apenas para o presente, como para o futuro também.

Centro de Preservação Cultural – USP oferece curso sobre valorização da memória

Artistas na Itália protestam contra fechamento e teatros para conter pandemia de Covid-19