ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Viva Paris sorteia vagas gratuitas para Aula online Camille Claudel

Quem foi Camille Claudel?

Camille Claudel é o nome artístico de Camille Athanaïse Cécile Cerveaux Prosper, uma jovem escultora e artista francesa.

Embora tenha produzido várias obras Camille faleceu na obscuridade, mas sua obra ganhou reconhecimento por sua originalidade décadas após a morte.

Mesmo sendo uma grande artista, Camille Claudel teve uma trágica história, devido à problemas mentais e também por conta de sua relação com Auguste Rodin. Sua carreira foi altamente ofuscada pelo machismo.

A artista, mesmo com dificuldades, nunca desistiu do seu sonho. No início dos seus estudos ela foi barrada de entrar na École des Beaux Arts, pois na época mulheres não eram aceitas na instituição.

Mesmo assim, ela perseguiu seu ideal de estudar artes na Académie Colarossi, um dos únicos espaços que aceitavam mulheres.

Camile Claudel em diferentes fotos

Camille Claudell e Auguste Rodin

Em 1882 ela conseguiu montar um estúdio com outras mulheres para produzir suas primeiras esculturas. Em 1884, Camille iniciou um difícil relacionamento com Auguste Rodin, que era seu mentor e ao mesmo tempo seu amante. Eles terminaram em 1892, mas mesmo assim a reputação dela sempre ficou associada à imagem de Rodin.

Após 1905, Camille pareceu desenvolver algum transtorno mental. Várias de suas obras foram destruidas, e a artista desaparecia por longos períodos de tempo, sendo inclusive diagnosticada com esquizofrenia. Ela inclusive acusou Rodin de roubar suas ideias e de armar um complô para assassiná-la.

Somente depois de sua morte, e após anos de esquecimento, Camille finalmente conseguiu a valorização merecida, ganhando um museu em sua homenagem. Conheça o museu Camille Claudel.

Aula online

Reconhecendo a importância da artista para a História da Arte, o Click Museus em parceria com Viva Paris! apresentam o curso sobre a grande artista, no dia 09/06/2021 de 19:00 às 22:00 horas.

A inscrição custa R$ 50,00 e serão emitidos certificados para os participantes! Venha aprender mais sobre Camille e sua maravilhosa trajetória artística!

Conheça a Fundadora da Pagina Viva Paris

Eu sou a Helena!
Moro em Paris há 9 anos. Quem me trouxe até aqui foi a escultora francesa Camille Claudel.
No último ano de graduação de Artes Cênicas em Londrina, na Uel, eu conheci e me apaixonei pelas esculturas da Camille.
Decidi me mudar para Paris para estudar as obras e a vida dela mas sou atriz e o meu mestrado era em Estudos Teatrais! Resolvi então trazer a Camille para o Teatro.

Terminei o mestrado e estava ainda mais apaixonada pela escultura. Decidi então começar outra graduação, mas dessa vez em História da Arte. Fui aceita na Paris-Sorbonne (Paris 4) e comecei o curso dos meus sonhos.


Além das visitas pelas ruas de Paris, levo você para conhecer o Museu do Louvre, Museu d’Orsay, Museu Rodin e claro o Museu Camille Claudel, afinal de contas se não fosse pela Camille eu não estaria aqui !

Durante a pandemia,  com fronteiras e museus fechados,  decidi oferecer essas visitas online. É uma maneira de você conhecer lugares incríveis sem sair de casa (enquanto isso você vai preparando sua viagem dos sonhos para Paris ! ).

Sammya Dias

Read Previous

2 em 1: documentários da Netflix sobre crimes no mundo da arte

Read Next

MAM/RIO- Vaga Gerência de Educação e Participação

Deixe uma resposta