Administração/Tecnologia da Informação-Unesco

Administração ou na área de Tecnologia da Informação – Unesco/vaga em aberta até:25/11/2022

Projeto 914BRZ5019 – Edital 05/2022 – Republicação

Vagas disponíveis: 01 (uma) vaga para cada perfil – Pessoa Física – Consultor Individual nas áreas de Administração ou na área de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Informática, e outros afins). *Para diferentes perfis, vide edital completo.

Qualificação Educacional: É obrigatório possuir Diploma de graduação, reconhecido pelo MEC, em Administração ou na área de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Informática, e outros afins).

Responsável Técnico pela Seleção: UNESCO

Data limite para entrega do currículo:  25 de novembro 2022/Os currículos encaminhados antes da extensão/republicação, seguem válidos para o processo em epígrafe.

Nª de vagas: 01

  1. Qualificação educacional:
    Requisito obrigatório: Diploma de graduação, reconhecido pelo MEC, em Administração ou na
    área de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de
    Sistemas, Informática, e outros afins).
    Requisitos desejáveis: CBPP – Certified Business Process Professional emitida pela ABPMP
    (Association of Business Process Management); e Especialização em Gerenciamento de Projetos
    e/ou Gerenciamento de Processos.
  2. Experiência profissional:
    Requisitos obrigatórios: Experiência mínima de 5 (cinco) anos em projetos de processos; e
    Experiência mínima de 3 (três) anos em BPM – Business Process Management, ferramentas de
    modelagem de processos e notação de modelagem de processos de negócio – BPMN.
    Requisito desejável: Experiência mínima de 3 (três) anos em projetos voltados ao Setor Público.
  3. Atividades:
    Atividade 1.1: Realizar estudo da metodologia previamente concebida pelo Ministério das
    Comunicações; e
    Atividade 1.2: Propor melhorias, refinamento e complementos.
    Atividade 2.1: Elaborar o Diagrama de Fluxo de Processo da Situação Atual. Realizar
    levantamento dos processos de trabalho e rotinas dos setores, identificando as entradas
    (fornecedores e insumos) e saídas (serviços e produtos do processo e respectivos beneficiários), os
    agentes da cadeia de valor (beneficiários, fornecedores, executores do processo), e as ligações com
    subprocessos e demais elementos necessários à Atividade 2 e demais produtos; e
    Atividade 2.2: Realizar análise e diagnóstico das principais disfunções, bem como identificação de
    oportunidades de melhoria, quanto à eficiência e eficácia na realização dos serviços para obtenção
    de resultados efetivos, assim como ao aumento da efetividade das atividades operacionais, com
    vistas à eliminação de retrabalhos, gargalos e redundâncias.
    Atividade 3.1: Tendo por base os produtos anteriores, o consultor deverá propor correções nas
    disfunções, gargalos, retrabalhos, redundâncias e demais inconsistências que forem detectadas nos
    processos e rotinas de trabalho, devendo ser propostos os aprimoramentos necessários à eficiência e
    eficácia dos serviços e atividades das áreas com vistas à obtenção de resultados alinhados com o
    planejamento e com os objetivos estratégicos do Ministério.
    Atividade 4.1: Elaborar documentação relativa aos processos, contendo: fluxos dos processos,
    procedimentos, instruções de trabalho, documentação utilizada e atribuições sobre o trabalho a ser
    desenvolvido, limitados a 20 (vinte) processos.
  4. Produtos/Resultados esperados:
    Produto 1: Relatório contendo parecer sobre o documento de Metodologia elaborado pelo
    Ministério e informações sobre o os processos organizacionais já mapeados;
    Produto 2: Relatórios contendo a identificação dos macroprocessos e processos do Ministério das
    Comunicações, bem como a interconexão dos diferentes agentes da cadeia de valor (beneficiários,
    fornecedores, executores do processo);
    Produto 3: Relatórios contendo diagrama do fluxo de processos do novo processo criado com as
    informações de entrada, saída, clientes e fornecedores do novo processo e detalhamento sobre as
    propostas para os aprimoramentos necessários à efetividade dos processos de trabalho, tais como
    correção de disfunções e eliminação de gargalos, retrabalhos, redundâncias. Contendo até 20
    processos; e
    Produto 4: Elaboração de documentação relativa aos processos, contendo: fluxos do processo,
    procedimentos, instruções de trabalho, documentação utilizada e atribuições sobre o trabalho a ser
    desenvolvido. Contendo até 20 processos.
  5. Local de Trabalho: Remoto
  6. Duração do contrato: 08 (oito) meses.
  7. Perfil 2: Pessoa Física – Consultor Individual nas áreas de Administração ou na área de
    Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas,
    Informática, e outros afins).
  8. Nª de vagas: 01
  9. Qualificação educacional:
    Requisito obrigatório: Diploma de graduação, reconhecido pelo MEC, em Administração ou na
    área de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de
    Sistemas, Informática, e outros afins).
    Requisitos desejáveis: CBPP – Certified Business Process Professional emitida pela ABPMP
    (Association of Business Process Management); e Especialização em Gerenciamento de Projetos
    e/ou Gerenciamento de Processos.
  10. Experiência profissional:
    Requisitos obrigatórios: Experiência mínima de 5 (cinco) anos em projetos de processos; e
    Experiência mínima de 3 (três) anos em BPM – Business Process Management, ferramentas de
    modelagem de processos e notação de modelagem de processos de negócio – BPMN.
    Requisito desejável: Experiência mínima de 3 (três) anos em projetos voltados ao Setor Público.
  11. Atividades:
    Atividade 1.1: Desenvolver um plano e uma estratégia dirigida a processos para a organização, no
    qual sejam analisadas suas estratégias e metas, fornecendo uma estrutura e o direcionamento para
    gerenciamento contínuo de processos centrados nos clientes; e
    Atividade 1.2: Identificar papéis e responsabilidades organizacionais associados ao gerenciamento
    de processos, expectativas de desempenho e metodologias.
    Atividade 2.1: Elaborar o Diagrama de Fluxo de Processo da Situação Atual. Realizar
    levantamento dos processos de trabalho e rotinas dos setores, identificando as entradas
    (fornecedores e insumos) e saídas (serviços e produtos do processo e respectivos beneficiários), os
    agentes da cadeia de valor (beneficiários, fornecedores, executores do processo), e as ligações com
    subprocessos e demais elementos necessários à Atividade 2 e demais produtos; e
    Atividade 2.2: Realizar análise e diagnóstico das principais disfunções, bem como identificação de
    oportunidades de melhoria, quanto à eficiência e eficácia na realização dos serviços para obtenção
    de resultados efetivos, assim como ao aumento da efetividade das atividades operacionais, com
    vistas à eliminação de retrabalhos, gargalos e redundâncias.
    Atividade 3.1: Tendo por base os produtos anteriores, o consultor deverá propor correções nas
    disfunções, gargalos, retrabalhos, redundâncias e demais inconsistências que forem detectadas nos
    processos e rotinas de trabalho, devendo ser propostos os aprimoramentos necessários à eficiência e
    eficácia dos serviços e atividades das áreas com vistas à obtenção de resultados alinhados com o
    planejamento e com os objetivos estratégicos do Ministério.
    Atividade 4.1: Elaboração de documentação relativa aos processos, contendo: fluxos do processo,
    procedimentos, instruções de trabalho, documentação utilizada e atribuições sobre o trabalho a ser
    desenvolvido. Contendo até 20 processos.
  12. Produtos/Resultados esperados:
    Produto 1: Relatório contendo parecer sobre o documento de Metodologia elaborado pelo
    Ministério e informações sobre o os processos organizacionais já mapeados;
    Produto 2: Relatórios contendo a identificação dos macroprocessos e processos do Ministério das
    Comunicações, bem como a interconexão dos diferentes agentes da cadeia de valor (beneficiários,
    fornecedores, executores do processo);
    Produto 3: Relatórios contendo diagrama do fluxo de processos do novo processo criado com as
    informações de entrada, saída, clientes e fornecedores do novo processo e detalhamento sobre as
    propostas para os aprimoramentos necessários à efetividade dos processos de trabalho, tais como
    correção de disfunções e eliminação de gargalos, retrabalhos, redundâncias. Contendo até 20
    processos; e
    Produto 4: Elaboração de documentação relativa aos processos, contendo: fluxos do processo,
    procedimentos, instruções de trabalho, documentação utilizada e atribuições sobre o trabalho a ser
    desenvolvido. Contendo até 20 processos.
  13. Local de Trabalho: Remoto
  14. Duração do contrato: 08 (oito) meses.
    Os interessados deverão enviar o CV do dia 10/11/2022 até o dia 25/11/2022 no e-mail
    prodoc.unesco@mcom.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata
    no e-mail. Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.
    Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título,
    de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta
    ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de
    cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da
    LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja
    declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de
    incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas

acesse o edital clicando aqui

fonte:unesco.or

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