Administração ou na área de Tecnologia da Informação – Unesco/vaga em aberta até:25/11/2022
Projeto 914BRZ5019 – Edital 05/2022 – Republicação
Vagas disponíveis: 01 (uma) vaga para cada perfil – Pessoa Física – Consultor Individual nas áreas de Administração ou na área de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Informática, e outros afins). *Para diferentes perfis, vide edital completo.
Qualificação Educacional: É obrigatório possuir Diploma de graduação, reconhecido pelo MEC, em Administração ou na área de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Informática, e outros afins).
Responsável Técnico pela Seleção: UNESCO
Data limite para entrega do currículo: 25 de novembro 2022/Os currículos encaminhados antes da extensão/republicação, seguem válidos para o processo em epígrafe.
Nª de vagas: 01
- Qualificação educacional:
Requisito obrigatório: Diploma de graduação, reconhecido pelo MEC, em Administração ou na
área de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de
Sistemas, Informática, e outros afins).
Requisitos desejáveis: CBPP – Certified Business Process Professional emitida pela ABPMP
(Association of Business Process Management); e Especialização em Gerenciamento de Projetos
e/ou Gerenciamento de Processos. - Experiência profissional:
Requisitos obrigatórios: Experiência mínima de 5 (cinco) anos em projetos de processos; e
Experiência mínima de 3 (três) anos em BPM – Business Process Management, ferramentas de
modelagem de processos e notação de modelagem de processos de negócio – BPMN.
Requisito desejável: Experiência mínima de 3 (três) anos em projetos voltados ao Setor Público. - Atividades:
Atividade 1.1: Realizar estudo da metodologia previamente concebida pelo Ministério das
Comunicações; e
Atividade 1.2: Propor melhorias, refinamento e complementos.
Atividade 2.1: Elaborar o Diagrama de Fluxo de Processo da Situação Atual. Realizar
levantamento dos processos de trabalho e rotinas dos setores, identificando as entradas
(fornecedores e insumos) e saídas (serviços e produtos do processo e respectivos beneficiários), os
agentes da cadeia de valor (beneficiários, fornecedores, executores do processo), e as ligações com
subprocessos e demais elementos necessários à Atividade 2 e demais produtos; e
Atividade 2.2: Realizar análise e diagnóstico das principais disfunções, bem como identificação de
oportunidades de melhoria, quanto à eficiência e eficácia na realização dos serviços para obtenção
de resultados efetivos, assim como ao aumento da efetividade das atividades operacionais, com
vistas à eliminação de retrabalhos, gargalos e redundâncias.
Atividade 3.1: Tendo por base os produtos anteriores, o consultor deverá propor correções nas
disfunções, gargalos, retrabalhos, redundâncias e demais inconsistências que forem detectadas nos
processos e rotinas de trabalho, devendo ser propostos os aprimoramentos necessários à eficiência e
eficácia dos serviços e atividades das áreas com vistas à obtenção de resultados alinhados com o
planejamento e com os objetivos estratégicos do Ministério.
Atividade 4.1: Elaborar documentação relativa aos processos, contendo: fluxos dos processos,
procedimentos, instruções de trabalho, documentação utilizada e atribuições sobre o trabalho a ser
desenvolvido, limitados a 20 (vinte) processos. - Produtos/Resultados esperados:
Produto 1: Relatório contendo parecer sobre o documento de Metodologia elaborado pelo
Ministério e informações sobre o os processos organizacionais já mapeados;
Produto 2: Relatórios contendo a identificação dos macroprocessos e processos do Ministério das
Comunicações, bem como a interconexão dos diferentes agentes da cadeia de valor (beneficiários,
fornecedores, executores do processo);
Produto 3: Relatórios contendo diagrama do fluxo de processos do novo processo criado com as
informações de entrada, saída, clientes e fornecedores do novo processo e detalhamento sobre as
propostas para os aprimoramentos necessários à efetividade dos processos de trabalho, tais como
correção de disfunções e eliminação de gargalos, retrabalhos, redundâncias. Contendo até 20
processos; e
Produto 4: Elaboração de documentação relativa aos processos, contendo: fluxos do processo,
procedimentos, instruções de trabalho, documentação utilizada e atribuições sobre o trabalho a ser
desenvolvido. Contendo até 20 processos. - Local de Trabalho: Remoto
- Duração do contrato: 08 (oito) meses.
- Perfil 2: Pessoa Física – Consultor Individual nas áreas de Administração ou na área de
Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas,
Informática, e outros afins). - Nª de vagas: 01
- Qualificação educacional:
Requisito obrigatório: Diploma de graduação, reconhecido pelo MEC, em Administração ou na
área de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise de
Sistemas, Informática, e outros afins).
Requisitos desejáveis: CBPP – Certified Business Process Professional emitida pela ABPMP
(Association of Business Process Management); e Especialização em Gerenciamento de Projetos
e/ou Gerenciamento de Processos. - Experiência profissional:
Requisitos obrigatórios: Experiência mínima de 5 (cinco) anos em projetos de processos; e
Experiência mínima de 3 (três) anos em BPM – Business Process Management, ferramentas de
modelagem de processos e notação de modelagem de processos de negócio – BPMN.
Requisito desejável: Experiência mínima de 3 (três) anos em projetos voltados ao Setor Público. - Atividades:
Atividade 1.1: Desenvolver um plano e uma estratégia dirigida a processos para a organização, no
qual sejam analisadas suas estratégias e metas, fornecendo uma estrutura e o direcionamento para
gerenciamento contínuo de processos centrados nos clientes; e
Atividade 1.2: Identificar papéis e responsabilidades organizacionais associados ao gerenciamento
de processos, expectativas de desempenho e metodologias.
Atividade 2.1: Elaborar o Diagrama de Fluxo de Processo da Situação Atual. Realizar
levantamento dos processos de trabalho e rotinas dos setores, identificando as entradas
(fornecedores e insumos) e saídas (serviços e produtos do processo e respectivos beneficiários), os
agentes da cadeia de valor (beneficiários, fornecedores, executores do processo), e as ligações com
subprocessos e demais elementos necessários à Atividade 2 e demais produtos; e
Atividade 2.2: Realizar análise e diagnóstico das principais disfunções, bem como identificação de
oportunidades de melhoria, quanto à eficiência e eficácia na realização dos serviços para obtenção
de resultados efetivos, assim como ao aumento da efetividade das atividades operacionais, com
vistas à eliminação de retrabalhos, gargalos e redundâncias.
Atividade 3.1: Tendo por base os produtos anteriores, o consultor deverá propor correções nas
disfunções, gargalos, retrabalhos, redundâncias e demais inconsistências que forem detectadas nos
processos e rotinas de trabalho, devendo ser propostos os aprimoramentos necessários à eficiência e
eficácia dos serviços e atividades das áreas com vistas à obtenção de resultados alinhados com o
planejamento e com os objetivos estratégicos do Ministério.
Atividade 4.1: Elaboração de documentação relativa aos processos, contendo: fluxos do processo,
procedimentos, instruções de trabalho, documentação utilizada e atribuições sobre o trabalho a ser
desenvolvido. Contendo até 20 processos. - Produtos/Resultados esperados:
Produto 1: Relatório contendo parecer sobre o documento de Metodologia elaborado pelo
Ministério e informações sobre o os processos organizacionais já mapeados;
Produto 2: Relatórios contendo a identificação dos macroprocessos e processos do Ministério das
Comunicações, bem como a interconexão dos diferentes agentes da cadeia de valor (beneficiários,
fornecedores, executores do processo);
Produto 3: Relatórios contendo diagrama do fluxo de processos do novo processo criado com as
informações de entrada, saída, clientes e fornecedores do novo processo e detalhamento sobre as
propostas para os aprimoramentos necessários à efetividade dos processos de trabalho, tais como
correção de disfunções e eliminação de gargalos, retrabalhos, redundâncias. Contendo até 20
processos; e
Produto 4: Elaboração de documentação relativa aos processos, contendo: fluxos do processo,
procedimentos, instruções de trabalho, documentação utilizada e atribuições sobre o trabalho a ser
desenvolvido. Contendo até 20 processos. - Local de Trabalho: Remoto
- Duração do contrato: 08 (oito) meses.
Os interessados deverão enviar o CV do dia 10/11/2022 até o dia 25/11/2022 no e-mail
prodoc.unesco@mcom.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata
no e-mail. Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.
Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título,
de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta
ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de
cooperação técnica internacional, ressalvados os casos de professores universitários que, na forma da
LDO, se encontrem submetidos a regime de trabalho que comporte o exercício de outra atividade e haja
declaração do chefe imediato e do dirigente máximo do órgão de origem da inexistência de
incompatibilidade de horários e de comprometimento das atividades atribuídas
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