08 Ações oferecidas pelos Museus no aniversário de SP (grátis)

No aniversário de São Paulo, uma cidade vibrante e repleta de cultura, diversas oportunidades gratuitas se apresentam para aqueles que desejam mergulhar no rico cenário artístico e educacional. Cursos, oficinas e exposições abrem suas portas para celebrar a diversidade e o talento que caracterizam essa metrópole única.

Casa Guilherme de Almeida – Oficina de Pintura Natural – 25/01, 10h às 11h

No aniversário de São Paulo, o museu oferecerá oficina de pintura com tintas naturais oferecida para crianças até 3 anos (acompanhadas de seus adultos responsáveis) a fim de estimular a sociabilização e de sensibilização para o espaço museológico. A atividade será realizada no museu Casa Guilherme de Almeida. Serão disponibilizadas 10 vagas para participação presencial. Inscrições até 24/1. Para se inscrever, clique aqui.

Museu de Arte Sacra de SP -São Paulo a Cidade do Entrocamento – 25/01 às 10h e 14h30

Se você tem curiosidade por conhecer os processos que transformaram a Vila de São Paulo de Piratininga na grande metrópole do país, o Museu de Arte Sacra, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, te convida para comemorar os 470 anos da cidade e entender os encontros e cruzamentos que acontecem nesse território, ou seja, os diversos entroncamentos típicos de povos e culturas híbridas e plurais. Link para inscriçõeshttps://forms.gle/REeqh1LCgq4gFTkSA

Casa Mário de Andrade – Oficina de Bonecos de Papel – 25/01 ás 14h

Ao personalizar seus bonecos e criar cenários que evocam a atmosfera cultural da cidade, os participantes mergulham em uma jornada lúdica e educativa. Celebre o aniversário de São Paulo de uma maneira única, construindo memórias e conexões com a rica herança cultural da cidade e o legado eterno de Mário de Andrade. Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Museu da Língua Portuguesa – Visita mediada Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo

Dia 25 de janeiro (quinta-feira), às 11h e às 15h

Grupos são formados 15 minutos antes no Pátio A, perto da bilheteria

Museu do Ipiranga – Visita às exposições “Uma História do Brasil”, “Para entender o Museu” e “Passados Imaginados”

Das 9h às 17h

• Entrada franca para todos os públicos, gratuidade oferecida pela B3, a bolsa do Brasil

• A distribuição é feita a partir de 9h, somente na data e sem agendamento

• Ingressos limitados e sujeitos a disponibilidade

Museu da Imigração – Para Além do Trem das 11 – Datas: Quinta, 25/01 às 15h

No mosaico cultural que encontramos na cidade de São Paulo, ecoa a sonoridade de diversos gêneros musicais: samba, rap, funk, entre outros. Quais histórias sobre a cidade estes ritmos nos cantam? A atividade “Para além do trem das onze” convida os visitantes a conhecerem músicas que falam sobre a cidade de São Paulo. Por meio delas, faremos um bate papo sobre as transformações e as problemáticas da Terra da Garoa.

Pateo do Collegio – exposição “São Paulo: imaginários”

Por meio da propaganda veiculada na edição comemorativa do jornal “A Gazeta” de 25 de janeiro de 1954, o público será convidado a refletir sobre a construção do imaginário paulista através do jornalismo e da publicidade e seus reflexos na atualidade. A exposição é fruto da parceria do Pateo do Collegio com a Fundação Cásper Líbero, detentora de “A Gazeta”, e com a produtora cultural Camada.

Japan House – Workshop introdução e degustação de chás japoneses – 23 e 24/01 – das 11h, 14h e 16h

Na exposição ‘NIHONCHA: introdução ao chá japonês’, são apresentados nove diferentes tipos de chá japonês, e para que o público brasileiro compreenda melhor essa variedade, a JHSP e Yuri Hayashi, fundadora da Escola de Chá® Embahú, oferecem encontros para introduzir quatro diferentes tipos de chá (bancha, sencha, hojicha e genmaicha) e abordar modos de preparo e dicas de como apreciar o chá em casa.

Vaga de estágio adm. financeiro-MAM

Seleção “Mestrado profissional em artes da cena” no Itaú Cultural