Por iniciativa da diretora artística Andrea Duarte e do filósofo, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak, o projeto Teatro e os Povos Indígenas – TePI chega ao mundo como uma plataforma online e gratuita. Assim, oferecerá ao público peças, leituras dramáticas, performances, podcasts, textos, conversas e muitos outros conteúdos de artistas indígenas e não-indígenas. É, portanto, uma grande casa de cultura e difusão da “importância do protagonismo artístico indígena em sua expressão e representatividade”.
Para os curadores, o Teatro, aqui, se torna poético e político ao mesmo tempo. Assim, é a expressão em suas mais variadas formas tendo como ponto central segue sendo a valorização do corpo e a preservação da cultura. No entanto, entende-se corpo para além do humano; é, portanto, a árvore, o ar, o animal, a flor, a água, a coletividade, o cheiro, a terra e a ancestralidade, por exemplo. Sendo assim, a plataforma TePI é um espaço de troca, reinvenção e criação.
A plataforma TePI se organiza a partir de cinco principais eixos que serão alimentados e repensados a longo prazo. Assim, são eles a Mostra Artística, os Encontros, a Internacionalização, a Paisagem Crítica e as Publicações. A primeira etapa de lançamento da plataforma teve início em novembro e se extende até março deste ano e está contando com cerca de 85 convidados divididos entre as diferentes expressões artísticas que o projeto aborda.
Para acompanhar a programação, é só clicar nesse link. Não deixa de conferir, vale muito a pena!