Quem é o Líder Indígena Ailton Krenak?

Ailton Krenak é um ambientalista , jornalista, educador, escritor e líder indígena de renome nacional e internacional. Aos 17 anos, imigrou para o Paraná com os pais. Alfabetizou-se aos 18 anos e tornou-se produtor gráfico e repórter.

Residente em Minas Gerais, foi responsárvel pela conquista do “Capítulo indígena” da Constituição de 1988, que decretou os direitos as terras indígenas.

Fundou na década de 80 a organização não governamental “Núcleo de Cultura Indígena” e desde então passou a se dedicar exclusivamente aos movimentos indígenas. Ficou conhecido ao pintar seu rosto de tinta preta de jenipapo para prostestar contra os retrocessos na luta pelos direitos dos povos originarios.

Atuou na década de 90, participou da Aliança dos Povos da Floresta, cujo objetivo era estabelecer uma reserva natural na Amazônia para sustentar a economia com a extração da borracha do látex e outros produtos naturais.

Atuou como professor de Cultura e História dos Povos Indígenas da UFJF e de Artes e Ofícios dos saberes tradicionais.

SINOPSE DO DEPOIMENTO DE KRENAK

Povo Krenak no território brasileiro. Vida na aldeia. Aventuras na floresta. Aprendizados para a vida adulta. Brincadeiras com sabugo de milho, balaios, pescaria e pegando carona no carro de boi. Encontro de pajés. Memória. Concepções do tempo. Territorialidade. Chegada do homem branco no Vale do Rio Doce. Perseguição e genocídio do povo Krenak. Migração para o Paraná. Viagem de caminhão. Identidade. Construção de casas de madeira.  Esforço de Krenak para retornar para sua terra. Trabalho para conscientizar o seu e os outros povos indígenas sobre os seus direitos. Festival de cultura indígena “Festivelha” em Rio das Velhas. Ambientalismo. Exílio.

Leia mais no LINK

Foto de Capa: Sempre um papo