Suécia inaugura a primeira biblioteca de livros censurados do Mundo

Este ano, a primeira biblioteca de livros censurada do mundo, chamada Dawit Isaak, foi inaugurada no prédio do Arquivo Geral em Malmö, no sul da Suécia. O nome homenageia jornalistas e escritores presos sem julgamento no país africano da Eritreia desde 2001 por publicarem críticas ao regime.

Crédito da Imagem: Novaterapia

A coleção inclui obras antigas e contemporâneas cujo uso é proibido em determinados lugares do mundo, incluindo canções e peças de teatro. O objetivo é coletar livros censurados ou livros sujeitos a qualquer forma de proibição, incluindo livros que foram queimados no passado. Deve-se lembrar que não apenas os livros são censurados, mas os escritores geralmente são ameaçados, presos ou exilados.

A biblioteca possui atualmente 1.600 projetos e planos de expansão com novas propostas. Cada livro fornece informações sobre o motivo da revisão, prazo e local. Além disso, existem materiais sobre liberdade de expressão, censura e democracia. Os exemplos incluem títulos como “Versos Satânicos” de Salman Rushdie, que é considerado uma ofensa ao Profeta Muhammad.

Crédito da Imagem: Novaterapia

Existem também obras que foram proibidas por atentarem contra a moral e os bons costumes e causarem escândalos sociais. Considerado subversivo, profano ou obsceno, como “Lolita” de Vladimir Nabokov (1955), que foi afetado em vários países incluindo o Brasil Reveja.

Crédito da Imagem: Novaterapia

O Livro 1984, publicado por George Orwell em 1948, teve como tema comentários sobre regimes totalitários e foi censurado nos Estados Unidos e na União Soviética. A trilogia “Cinquenta Tons de Cinza” de E.L. James foi banida da pornografia em muitos lugares.

Fontes: Nota terapia

Read Previous

Veja um vídeo 3D da Cidade de Ouro Preto em 1760

Read Next

Museu da Imigração oferece oficina de preservação “como salvar documentos da Família” Grátis

12 Comments

  • E já terão o livro “Quando os lobos uivam” do Aquilino Ribeiro?

  • PARABÉNS! Quando teremos disponibilizados livros do Vaticano????

    • Não me lembro do Vaticano ter censurado seus próprios livros. Vamos lá, conte mais sobre isso. Estamos curiosos.

  • Eu tenho um livro, com cinco edições apreendidas e incineradas, atualmente, no Brasil. O ditador do cerrado…
    rinaldocampos.campos@gmail.com

  • “(…) e Munro Leaf proibiu Touro Ferdinando de estar em Franco, na Espanha. Foi proibido durante o regime irmão”. Qual é o sentido desta frase?

  • Tengo dos revistas que edite (1988) en la dictadura civico-militar que encabezo el General (E), Augusto Pinochet Ugarte. Deberían ampliar la biblioteca a revistas, boletines y folletos pues el conocimiento humano es muy vasto y son el “retrato” y testimonio de una época determinada y contingente que muchas veces no esta estipulada en libros,cuyo tratamiento o trabajo es más complejo y de “largo aliento”.En todo caso, la iniciativa es excelente.(Jorge Oporto Marín. Periodista. Chile).

  • Deberían ampliar la biblioteca a revistas, boletines y folletos pues el pensamiento humano es muy vasto y estos medios “retratan” y son testimonio de una época determinada y contingente que muchas veces no esta en los libros que requieren más trabajo y son de “largo aliento”. Tengo dos revistas que edite en 1988 bajo la dictadura cívico-militar que encabezó en General de Ejército, Augusto Pinochet Ugarte.(Jorge Oporto Marín. Periodista.Chile).

  • E será que um dia poderemos baixar tais livros??

  • […] A primeira biblioteca de livros censurada do mundo, chamada Dawit Isaak, foi inaugurada no prédio do Arquivo Geral em Malmö, no sul da Suécia. O nome homenageia jornalistas e escritores presos sem julgamento no país africano da Eritreia desde 2001 por publicarem críticas ao regime. Juliana Rangel – Click Museus […]

    • A peça teatral “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, do autor brasileiro Paulo Pontes. Aliás, o Brasil é um local de muitos autores e obras censuradas.

  • A Bíblia… sua posse acarreta pena de morte em vários países, como Afeganistão e Coréia do Norte, e prisão em vários outros, como a China e vários países do Oriente Médio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *