ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Quem foi Tarsila do Amaral – História resumida

Você sabe quem foi Tarsila do Amaral? Então confira aqui com a gente uma história resumida e com detalhes importantes de uma das artistas mais influentes do nosso país.

Confira como uma das pioneiras do movimento modernista dentro do Brasil.

Como você sabe, história e cultura você encontra aqui no Click Museus. Aproveite e compartilhe este artigo com seus amigos.

Quem foi Tarsila do Amaral?

Primeiramente é importante notar que ela não estreou sozinha o movimento modernista dentro do Brasil. Ela fez seu trabalho ao lado da também reconhecida Anita Malfatti, que merece seu artigo à parte.

Embora já fosse alguém importante dentro do meio artístico, foi a sua obra mais famosa “Abaporu” que inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Não se tratava de uma artista com puro talento, mas era alguém com capacidades artísticas desenvolvida através de estudos dentro e fora do nosso país.

Alguns dos seus mestres foram:  William Zadig, Mantovani, Pedro Alexandrino, Georg Elpons, Emile Renard, André Lhote, Albert Gleizes e Fernand Léger.

Em sua história de vida casou-se com Oswald de Andrade, e por vários anos passou sua jornada artística com poetas e pessoas importantes, sem que necessariamente abrisse mão de seu estilo.

Um exemplo clássico é a aproximação de Pablo Picasso, sem que necessariamente pegasse alguma inspiração nas suas obras.

Em seu segundo casamento, ela dedicou alguns anos para viajar pela União Soviética com seu marido, vendo até mesmo alguns quadros de sua coleção particular para isso.

Ao retornar para o Brasil começou a participar de debates políticos tidos como comunistas/socialistas e por isso foi presa por algum tempo.

Entretanto, conseguiu realizar grande parte dos seus trabalhos de maneira tranquila pelo resto de sua vida.

Entre suas várias obras podemos destacar trabalhos como “A negra” e “2ª classe”.

E então, gostou de saber um pouco mais?

Qualquer dúvida sobre o assunto estamos à disposição!

Click Museus

Read Previous

Conheça a Cinemateca Brasileira [Confira]

Read Next

5 documentários sobre a história do samba

Deixe uma resposta