ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Projeto: Conhecendo Museus

O programa Conhecendo Museus, é um projeto que visa apresentar instituições culturais sobre moda, gastronomia, ciência e tecnologia. Fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Fundação José de Paiva Netto (FJPN), o programa mostra museus brasileiros, seus acervos e atividades educativas, de forma divertida e didática, apresentados ao público através do depoimento de profissionais que atuam nesses espaços.

Em 2020, foi lançado uma série de 20 episódios inéditos, apresentando museus de 10 estados brasileiros, intercalando os roteiros sobre moda e gastronomia com outros sobre ciência e tecnologia. São eles:

  • Roteiro da Moda e da Gastronomia: Museu do Pão (Ilópolis/RS); Museu da Rapadura/Museu do Brejo Paraibano (Areia/PB); Museu Municipal do Milho (Xanxerê/SC); Museu da Moda de Canela (Canela/RS); Museu de Hábitos e Costumes; (Blumenau/SC); Museu do Caju (Caucaia/CE); Museu da Moda de BH (Belo Horizonte/MG); Museu Nacional do Calçado (Novo Hamburgo/RS); Museu do Doce (Pelotas/RS).
  • Roteiro da Ciência e da Tecnologia: Espaço Ciência (Olinda/PE); Museu do Homem do Nordeste (Recife/PE); MUQUIFU – Museu de Quilombos e Favelas Urbanas (Belo Horizonte/MG); Museu Catavento Cultural (São Paulo/SP); MIS SP (São Paulo/SP); MIS RJ (Rio de Janeiro/RJ); Museu Exploratório de Ciência (Campinas/SP); Museu da Vida (Rio de Janeiro/RJ); Museu Oceanográfico (Piçarras/SC); Museu do Amanhã (Rio de Janeiro/RJ); Museu da Energia (São Paulo/SP).

A série busca promover o resgate da memória nacional e divulgar bens e valores culturais democratizando o conhecimento gerado por essas instituições, além de divertir e fomentar o surgimento de novos públicos.

Com episódios de vinte e seis minutos de duração, divididos em dois blocos, a atração investe em linguagem ágil e moderna. Sem contar com as figuras tradicionais do apresentador e do repórter, a narrativa se apoia em voz off, com texto na primeira pessoa. Para manter um diálogo direto com o público, a visita aos museus é guiada pela câmera, que percorre todos os espaços das entidades culturais.

Você pode conferir os episódios do programa Conhecendo Museus pelo YouTube, onde estão disponíveis os episódios das temporadas anteriores.

Link para assistir: https://www.youtube.com/c/ConhecendoMuseus/videos

Sabrina Nunes

Read Previous

Mostra ‘35 Revoluções’ dos Irmãos Campana ganha tour virtual no MAM/RIO

Read Next

UKYIO-E e as diferentes formas de perceber a arte

Deixe uma resposta