Pollock’s Toy Museum: O museu de brinquedos da Era Vitoriana

O Museu do Brinquedo de Pollock é um museu e uma pequena loja de brinquedos localizado em Londres, Inglaterra. Benjamin Pollock foi um fabricante de brinquedos e trabalhou inicialmente em uma loja por volta de 1880 para vender suas produções de teatros de papel. O prédio que abrigava a loja foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, porém Pollock conseguiu retirar todos os brinquedos, transferiu sua loja para outro local e vendeu tudo para Marguerite Fawdry. Em 1956, ela reabriu a loja como um museu em outro bairro de Londres, administrando junto com sua família e passando a propriedade do museu para outras gerações, sendo atualmente dirigido por seu neto. Além dos brinquedos produzidos por Pollock, a coleção de brinquedos vem sendo formada por compras, doações de amigos, familiares e dos visitantes.

O museu ganhou popularidade originalmente por sua coleção de teatros de papel criada por Pollock, muito popular durante o século 19 e colecionado por crianças e adultos. O teatro de papel é um brinquedo miniatura que representa um teatro, impresso normalmente em folhas de papelão e vendidos originalmente como lembranças de teatro ao vivo, criando uma continuação da apresentação na casa do público.

Exemplo de teatro de papel. Fonte: Benjamin Pollock’s Toyshop

A maioria dos seus brinquedos pertencentes ao museu são provenientes da Era Vitoriana, composto por bonecas de cera e porcelana, móveis de berçário e outros brinquedos da época. Há também brinquedos de lata, brinquedos populares, casas de bonecas, fantoches, teatros de brinquedos, jogos de tabuleiro, brinquedos criados em vários países, bonecas de cera do início do século 19, além de uma exibição de ursinhos de pelúcia. O destaque da coleção de ursos de pelúcia é o urso chamado “Teddy”, originalmente feito em 1906. Um dos brinquedos mais antigos do museu é um rato de barro com boca e cauda de madeira em movimento, originário do Egito, provavelmente feito a 2.000 a.C., doado por um arqueólogo. No total, são mais de 4 mil itens expostos ao longo de seis salas diferentes que são conectadas por escadas velhas e barulhentas que circundam o prédio. O andar térreo do museu é formado por uma loja de presentes que vende brinquedos produzidos recentemente.

A diversidade de brinquedos presente no museu demonstra como todo brinquedo traz em si toda a cultura em que se insere a produção desses brinquedos, como uma época, um modo de ver o mundo, de relacionar-se com as crianças e uma forma de educar. Os brinquedos podem contar à criança sua história cultural, permitir que ela aprenda e experimente o mundo em todas as suas possibilidades.

Fonte: Facebook oficial do Pollock’s Toy Museum

O museu oferece várias palestras e eventos para apresentar aos visitantes sobre o processo de fabricação de brinquedos e outros tópicos relacionados a brinquedos. Para conhecer mais sobre o museu, você pode acessar o site e o Instagram pelos links: https://www.pollockstoymuseum.co.uk/ e https://www.instagram.com/pollockstoymuseum/

Fonte: Site oficial do Pollock’s Toy Museum

CCBB libera hoje (01/12 as 18h) novo lote de ingressos para exposição sobre o Egito