Oficina grátis e online de Fotografia no Museu de Arte UFC

Metodologia: Aulas síncronas através do Google Meet | Carga horária: 6 horas
Número de vagas: 20
Faixa etária: Livre
Ementa: Partindo da história da fotografia, analisaremos o fenômeno da fotografia lambe-lambe no nordeste brasileiro e no mundo.

Esse modo de fazer imagens era mais barato e portanto mais popular, ficava em praças ou ia de encontro a seu cliente.

O que ele pode nos trazer a entender o papel da fotografia nas relações humanas? Entenderemos aspectos técnicos do aparato, como funciona e como produz fotografias.

Discutiremos aspectos teóricos dessa maneira de fazer e pensar imagens, o que esses aparatos de antigamente podem nos dar nos dias de hoje?

Sobre o ministrante: Tiago Pedro é realizador formado pela premiada EICTV – Escola Internacional de Cine y TV – CUBA, onde teve classes com diretores renomados como Abbas Kerostami, Ford Copolla, Naomi Kawase, Herzog, Cao Guimaraes, dentre outros. Experimentando e investigando processos de ensaio fílmico com uso de aparatos analógicos (Super 8, 16mm, 35mm) tem dado classes e workshop de documentário que utilizam esses métodos como forma de expressão e tradução de mundo e do EU. Ganhador de diversos fundos, entre eles o nacional Rumus Itaul (2013 – O centro invisível, ensaio sobre Fortaleza) começou sua carreira em 2008 com um curta documentário para a TV Brasil. Em 2020, sua Tesis de documentário, A Primeira Foto, estreou no Festival É Tudo Verdade, ganhando o prêmio de aquisição do Canal Brasil.
Inscrições: https://forms.gle/9hD7Lv36iECUGU7u5

Texto: MAUC da UFC