ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Museu de Arte da UFC oferta cursos e oficinas grátis

O Museu de Arte da UFC (Mauc) promove a 5ª edição do projeto Férias no Mauc: arte e museu para todos os públicos.

Entre os meses de julho e agosto de 2021, integrando a programação celebrativa aos 60 anos do Mauc.

A programação é aberta a todos os públicos e inclui mais de trinta ações entre intervenções artísticas, oficinas, minicursos, palestras, lives e workshops.

Construído colaborativamente, o Férias no Mauc acontece a partir das contribuições de artistas, pesquisadores(as), professoras(es), educadores(as), coletivos, instituições e demais pessoas interessadas em participar da construção de um museu cada vez mais plural, inclusivo e democrático.

Devido à pandemia do novo coronavírus, todas as ações serão inteiramente online.

O projeto conta com o apoio do Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Histórias de Princesas Negras
Ministrante: Lia Braga
Data: 30/07 | Horário: 17:00 às 18:30 horas
Metodologia: Transmissão ao vivo através do Youtube do Mauc | Carga horária: 1h30min | Certificado através de Lista de Presença – Sem necessidade de inscrição prévia
Número de vagas: Livre
Faixa etária: Livre
Ementa: Vamos conhecer lindas meninas e princesas negras do povo africano Yorubá e que carregam consigo poderosos elementos da natureza. Oduduá é como a terra, além de rápida e determinada.

Oxum é como a água doce, além de vaidosa e misteriosa. Iansã é como o vento, além de intensa e livre.

Em suas aventuras, nos ensinam que seus desejos, mistérios e segredos são valiosos e devem ser respeitados.

Elas são Orixás, protetoras, guerreiras da natureza e muitos são os seus encantos!
A artista, educadora e pesquisadora Lia Braga (Fortaleza/CE), convida a criançada e os adultos, a conhecerem esses universos mágicos, com afronarração de histórias que entrelaçam teatralidade, a partir do uso de bonecas (os) negras (os), e alguns elementos de música e dança.

As histórias foram adaptadas a partir do livro OMO-OBA: Histórias de Princesas (Mazza Edições, 2009), de autoria de Kiusam de Oliveira e ilustrações de Josias Marinho.


Sobre a ministrante: Lia Braga é artista, educadora e pesquisadora das Artes, da Educação e das Infâncias. Atriz, dançarina, contadora de histórias – foco em afronarração de histórias de Orixás -. Licenciada em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/IFCE. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Autora do livro “Onde o Corpo é Jogo: Uma Mediação Lúdica na Educação Infantil” (2017). Diretora e intérprete-criadora do espetáculo infantil “Axé Odara: O Encanto de Orixás”. Criadora do canal no YouTube Lia e os Erês com teatro, dança e música para crianças.

Acompanhe a programação completa

Texto e Foto: Museu de Arte da UFC – MAUC

Equipe Click Museus

Read Previous

Conheça os trabalhos do Gravurista: O Marcca

Read Next

Casa Ema Klabin oferta Palestra: Lógica da colonialidade

Deixe uma resposta