O Nascimento de Vênus – O primeiro nu feminino depois de um milênio de arte

Na mesma época em que Leonardo da Vinci fazia esboços sobre a invenção de paraquedas em Anchiano – Itália, Sandro Botticelli entre 1482 e 1485 em Florença – Itália criava: O Nascimento de Vênus, o primeiro quadro pincelado sobre tela na Toscana.

Sandro Botticelli

Antes de pintar essa tela, Sandro Botticelli costumava pintar apenas cenas em contextos bíblicos, como heroínas e virgens. Porém, depois de uma viagem a Roma onde teve contato com muitas obras da cultura greco-romana, ao regressar para casa, foi inspirado pelo que viu e começou a pintar cenas baseadas na mitologia.

Então O Nascimento de Vênus, retrata o primeiro nu não religioso desde a antiguidade e como a própria Igreja redirecionou seu significado para que ela não fosse destruída pelo fanatismo do Padre Girolamo Savonarola na época.

A obra foi solicitada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici, Botticelli por sua vez buscou fazer algo simples, pois a pintura deveria atender apenas uma perspectiva de decoração. No entanto, o que era apenas para ser um elemento decorativo, se transforma em uma das maiores obras primas da cultura ocidental, tela que se tornaria a posteriori um ícone da renascença.

Galleria degli Uffizi, Florença – Itália

Descrição da tela: A esquerda na tela se vê o Deus do vento: Zéfiros, ao seu lado está uma ninfa: Clóris sua esposa. A direita temos a Deusa Horas que quer cobrir Afrodite. A concha presente na obra representa a fertilidade e prazer e por fim no centro: Vênus – nome latim para Afrodite.

Segundo o mito grego Afrodite pode ter tido duas origens distintas, e tal mito lhe atribuiu dois nomes. Muitas vezes é retratada em diversas obras como filha de Zeus e Dioneia, em outras por Urano e o Mar. Por meio dessas histórias, Platão exerceu uma imensa influência quando passou a imaginar duas Afrodites diferentes. Em sua obra O Banquete, estabelece uma distinção filosófica e moral entre as duas versões. A primeira seria a Afrodite urânia, nascida de Urano e representava o amor puro, enquanto a outra seria a Afrodite pandêmia, também conhecida como Afrodite popular, que representa o amor carnal e vulgar.

O Banquete de Platão, representado por Anselm Feuerbach (1873), Alte Nationalgalerie, Berlim

Link Domínio Público para baixar a imagem em alta resolução: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/1/botticelli33_3.png

Podcast: https://www.lpm-editores.com.br/multimidia/arquivos/o%20nascimento%20de%20venus%20deuses%20herois%20e%20monstros.mp3?_ga=2.93496797.1589404590.1611984470-325277806.1611984470

Secretaria de Cultura de São Paulo promove oficina sobre documentário

Biblioteca Digital Camões possui amplo acervo para download gratuito

One Comment

• A obra foi solicitada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici, Botticelli por sua vez buscou fazer algo simples, pois a pintura deveria atender apenas uma perspectiva de decoração. … A concha presente na obra representa a fertilidade e prazer e por fim no centro: Vênus – nome latim para Afrodite.