O Museu das Culturas Dom Bosco: história, identidade e potencialidades de desenvolvimento local na educação básica

O estudo está pautado na história e identificação do Museu das Culturas Dom Bosco, dentro de uma contextualização do espaço onde se concentra o acervo, procurando-se destacar a preservação de seu patrimônio cultural e suas potencialidades para o desenvolvimento local em relação às comunidades escolares, uma vez que estas podem potencializar a consolidação desse processo em conjunto com o MCDB.

Livro ‘O Museu das Culturas Dom Bosco’. Autoria: Drª Maria Augusta de Castilho. Imagem: Arquivo Documental MCDB/UCDB, 2021.

Dadas as grandes potencialidades que o Museu possui para a implementação de programas e ações didático-pedagógicas que possibilitam a implantação do desenvolvimento local de forma contínua e ininterrupta é que a presente pesquisa foi realizada, enfatizando-se a importância da preservação do patrimônio cultural tangível, para interagir com a comunidade, visando à (re)construção dessa manifestação cultural local, por meio da proposta de ações com possibilidades para o desenvolvimento local, abrindo espaço para as comunidades escolares atuarem como gestoras desse processo e, assim, preservar a identidade comunitária.

Você pode acessar o estudo completo através do LINK.

Visite o canal no Youtube do MCDB aqui:

Redes sociais:

Jardins do Museu Histórico do RJ receberão atividades artísticas e culturais durante o verão

Catavento abre inscrições para curso grátis: A importância da Educação não formal