Jardins do Museu Histórico do RJ receberão atividades artísticas e culturais durante o verão

Prefeitura da Cidade do Rio Janeiro/ Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e do Governo Federal apresentam:

O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro apresenta até  27/03 o  projeto gratuito Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo. O evento oferece atividades artísticas, culturais e ecológicas diferenciadas para os visitantes do Museu e do Parque da Cidade de forma presencial e on-line. As atividades sempre acontecem nas dependências externas e no jardim do Museu. Todos os visitantes poderão experienciar e vivenciar as atividades propostas pelos diferentes atores, artistas, arte-educadores. A realização é da Associação de Amigos do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro,  com curadoria de Gisele Lopes e de Carlos Magno Romano.

Os encontros presenciais acontecem nos dias 31/1, às 10h; 6/2, às 15h;; 7/2, às 11h; 27/2, às 15h, 28/2, às 11h, 6/3, às 15h; 7/3, às 11h; 13/3, às 15h; 14/3, às 11h; 20/3, às 15h,  21/3, às 11h e 27/3 às 15h. Já os encontros virtuais acontecem nos dias 6/2 e no dia 27/3, às 15h, no Canal do Youtube.

O projeto “Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo” terá 3 módulos:

Módulo 1-  “Encontros Culturais” (arte-educação)

Encontros culturais com artistas das mais variadas linguagens que visam resgatar a essência do museu como espaço cultural e de formação, propondo fortalecer a relação fundamental entre Cultura e Educação no processo de formação da cidadania.

Módulo 2-  “Atividades Culturais Interativas” (histórico)

Atividades culturais interativas com artistas das mais variadas linguagens, poetas e especialistas em Museologia, História e profissionais ligados à área afins com apresentação de leituras encenadas, saraus e palestras visando integrar o acervo do MHCRJ com as propostas apresentadas.

Módulo 3- “Vivências Ambientais” (ambiental)

Atividades ecológicas e ambientais que promovam o conhecimento do Parque da Cidade com valorização e preservação do Meio Ambiente por meio de oficinas e palestras ligadas ao tema.

Outro aspecto que será explorado é o da sustentabilidade econômica e ambiental do Parque da Cidade ou Parque da Gávea, local onde se localiza o MHCRJ. Localizado no bairro da Gávea, estende-se por 470.000 m², até as proximidades do Parque Nacional da Tijuca, com o qual compõe uma grande área de proteção ambiental. O local de bastante área verde ainda é pouco conhecido e explorado pelos moradores da cidade do Rio de Janeiro e, pretendemos dar maior visibilidade ao Parque pela integração de ações com o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.

Nosso desejo é que o museu seja o lugar para estar com a família e amigos, além de possibilitar uma interação do público do Parque da Cidade com o Museu Histórico da Cidade.

Programação: 13/3, sábado, às 15h – Circuito Parque da Cidade da Trilha Transcarioca (virtual)

Pedro da Cunha e Menezes é fundador da Trilha Transcarioca e Diretor da Rede Brasileira de Trilhas. Foi Diretor do Parque Nacional da Tijuca, Coordenador-Geral de Uso Público e Negócios e Diretor de Criação e Manejo do ICMBio. Foi representante permanente do Brasil junto ao Programa Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente, negociador oficial do Brasil nas Convenções da ONU para o Clima, Desertificação, Espécies Migratórias, Diversidade Biológica, Patrimônio Mundial e Ramsar. Atualmente, é Presidente do Grupo de Especialistas da UICN para Trilhas de Longo Curso e Diretor da World Trails Network. Nas três décadas em que tem atuado na Conservação publicou mais 15 livros e 150 artigos sobre trilhas e Áreas Protegidas em revistas e jornais do Brasil e do exterior.

Release da atividade: A Trilha Transcarioca foi a 1ª trilha de longo curso instituída no Brasil, fruto da contínua colaboração entre instituições públicas e privadas, e do trabalho de mais de 1.000voluntários. Seu trajeto cruza a Cidade do Rio de Janeiro, de Guaratiba à Urca, conectando 9 unidades de Conservação, passando pelas zonas Oeste, Norte e Sul da cidade. O percurso conta com aproximadamente 180 km de trilhas muito bem sinalizadas, permitindo que o visitante desfrute do rico patrimônio natural, histórico e cultural carioca. O Circuito Parque da Cidade foi o último trecho acrescentado ao percurso da Trilha Transcarioca, incentivando a visitação do Parque e do Museu da Cidade.

Dia: 13/03 Horário: 15h14/3, domingo, às 11h- Oficina de arte-educação com reaproveitamento de materiais descartáveis (presencial)

Mini Bio: Agentes Ambientais Leandro Urso, Denise, Kely e Gabriele coordenaram as oficinas de reaproveitamento de óleo usado transformando em sabão, e de cestaria utilizando o reaproveitamento de jornais.

Release da atividade: A equipe da van itinerante inicia as atividades com a apresentação de Educação Ambiental através do teatro de fantoche. Os convidados levaram brindes do educativo e sabão feito de óleo usado.

20/3, sábado, às 15h– Oficina sensitiva com Urso (presencial)

Mini Bio: Ricardo- biólogo e Leandro Urso, agente ambiental

Release da atividade: Nesta atividade vamos ter um espaço de acessibilidade, onde o visitante será vedado e passará por experiências de 3 dos 5 sentidos humanos, que são olfato, audição e tato. Conhecedor da flora e fauna local, o Biólogo Ricardo contribuirá com sua experiência para falar da cobra jiboia, utilizada para educação ambiental no Parque da Cidade.

O Agente Leandro Urso organizara com os voluntários por natureza o corredor de acessibilidade, com objetos, ervas, frutos e animais local.

21/3, domingo, às 11h–  Semeando narrativas, rimas e saberes no quintal

Mino Bio: Verônica Pinheiro é professora de Literaturas e atualmente trabalha como cogestora no Núcleo de Arte Grande Otelo, onde atua na promoção sistemática de ensino de Arte para alunos da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio. Pesquisa sobre Culturas Africanas e Afro-Brasileiras em sala de aula. Membro do Coletivo de Arte Poesia EnCena e do Grupo Folclórico Carimboclo.

Release da atividade: A Contação de histórias é um processo de ensino-aprendizagem que fortalece os vínculos sociais e afetivos. A atividade compartilha sabedoria popular e dá voz à cultura oral do Brasil. Através de narrativas e canções, os participantes serão levados a plantar mudas e compartilhar vivências. A ação procura chamar a atenção para apreciação e respeito pela natureza e todos os seres vivos. “Nenhuma raça pode prosperar até que aprenda que há tanta dignidade em cultivar um campo quanto em escrever um poema.” – Booker T. Washington

27/3, sábado, às 15h– A  história por trás do acervo (virtual)

Mini Bio: Paulo Rezzutti – pesquisador e escritor vencedor do Prêmio Jabuti em 2016 e 2017, é autor de Domitila, a verdadeira história da marquesa de Santos, Titília e o Demonão, D. Leopoldina, D. Pedro, D.Pedro II, Mulheres do Brasil

Release da atividade: A partir de telas do Museu Histórico da Cidade, Paulo Rezzutti contará a história de acontecimentos da cidade do Rio de Janeiro.

Dia da exibição: 27/03 Horário: 15h

O projeto Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro – Espaço Vivo foi contemplado no Prêmio a Projetos de Fomentos à Todas as Artes / Lei Aldir Blanc.

Serviço: Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo

Endereço:Estrada Santa Marinha, s/nº, acesso pelo final da Rua Marquês de São Vicente, Gávea.

Até  27/03. *Encontros presenciais: 31/1, às 10h; 6/2, às 15h; 27/2, às 15h, 28/2, às 11h, 6/3, às 15h; 7/3, às 11h; 13/3, às 15h; 14/3, às 11h; 20/3, às 15h e 21/3, às 11h, na área externa do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.

*Encontros virtuais: 6/2 e no dia 27/3, às 15h, no Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=io6XKsEgizI

Evento gratuito.

Classificação livre.

Read Previous

Museu da Casa Brasileira convida a todos para a oficina: “Que objeto é esse?”

Read Next

O Museu das Culturas Dom Bosco: história, identidade e potencialidades de desenvolvimento local na educação básica

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *