DESCRIÇÃO DO EVENTO
Em meio às comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna (1922-2022), o Museu do Pontal propõe dois encontros para debater sobre “modernismos, arte e cultura popular”. O ato de comemorar implica não só lembrar e memorar algum evento, como também uma oportunidade de repensar seus significados, limites e transformações.
Este evento busca colocar em destaque as relações entre modernismos e cultura popular brasileira e, ao mesmo tempo, rever, pensar, entender melhor as conexões que podem ser feitas a partir de um museu de arte popular.
Entre as principais questões, iremos discutir as narrativas dos intelectuais e artistas considerados modernistas em torno da cultura popular. Quem eram esses intelectuais e artistas? É possível considerar que realizaram, no campo da literatura, artes plásticas e música, algum tipo de descobrimento do Brasil popular e negro? Como articularam modernismos e populares? Que relações podemos estabelecer entre a ideia de antropofagia e de apropriação cultural?
Clique Aqui para se inscrever.
1º ENCONTRO
21 de maio de 2022
10h – Abertura: Lucas Van de Beuque, Angela Mascelani, diretores do Museu do Pontal, e Martha Abreu, historiadora
10h30 às 12h – Disputas de memória: Por que debater a semana de arte moderna de 1922?
Palestrantes: Durval Albuquerque Junior e Angela Castro Gomes
Mediação: Juliana Pereira
14h às 15h30 – Qual o papel da cultura popular e de seus agentes nos rumos do modernismo?
Palestrantes: Maria Laura Cavalcanti e Martha Abreu
Museu do Pontal
Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 9.000 peças de mais de 300 artistas brasileiros. Em 2021, o Museu irá ganhar uma nova sede, na Barra da Tijuca, construída especialmente para abrigar o acervo com mais segurança e proporcionar maior conforto ao público.
Fonte, foto e Texto: Museu do Pontal