Museu de Imagens do Inconsciente convida – “IV Seminário Leitura de Imagens –Grátis

Pesquisadores e personalidades do campo de estudo das imagens se reúnem para discutir as várias áreas deste universo proposto de forma pioneira por Nise da Silveira

Sinopse:

O Museu de Imagens do Inconsciente e o Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio (Ibram/CNPq) realizarão nos dias 8 e 9 de abril de 2022 o IV Seminário Leitura de Imagens – A epistemologia de Nise da Silveira, que reúne personalidades e pesquisadores deste campo de estudos iniciado pela médica Nise da Silveira (1905-1999), que revolucionou a psiquiatria mundial.
O seminário integra a programação de comemoração dos 70 anos do Museu de Imagens do Inconsciente, fundado em 1952 por Nise da Silveira, e que reúne a maior coleção de seu gênero no mundo, com cerca de 400 mil obras, 128 mil das quais tombadas pelo IPHAN.
O evento tem inscrições gratuitas e será transmitido ao vivo pelo canal do Museu no Youtube
Dentre os convidados, participarão Lucienne Peiry, integrante do Comitê de Arte Bruta do Centre Pompidou, em Paris, e que esteve à frente, por dez anos, da Coleção da Arte Bruta, em Lausanne, Suíça. Também falarão sobre suas pesquisas, entre outros palestrantes, Marcia Gagliardi, presidente do Núcleo Junguiano de Desenvolvimento Humano e Saúde Mental; Marisa Catta-Preta Martins, coordenadora dos cursos de pós-graduação de psicopedagogia e educação inclusiva na Unimes Virtual, e autora de vários livros; Paula Barros Dias, coordenadora do Centro de Estudos do Instituto Municipal Nise da Silveira/Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro; Maria Cristina Reis Amendoeira, representante
(2017/2021) pela América Latina do AgingCommittee da International Psychoanalytical Association (IPA); e Walter Melo, coordenador do Grupo Caminhos Junguianos, autor da tese de doutorado (Psicologia Social/UERJ) “Ninguém Vai Sozinho ao Paraíso: o percurso de Nise da Silveira na psiquiatria do Brasil”.

Pesquisadores e profissionais ligados ao Museu de Imagens do Inconsciente também integrarão o seminário, como Luiz Carlos Mello, diretor da instituição há 25 anos, e principal colaborador da Dra. Nise, com quem trabalhou de 1974 até seu falecimento; Eurípedes Junior, que trabalhou no Museu por 30 anos, e hoje é coordenador do grupo de pesquisa Memória, Museus e Patrimônio e curador da coleção de esculturas do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

8 e 9 de abril de 2022
Instituto Municipal Nise da Silveira, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro
Realização: Museu de Imagens do Inconsciente e
Grupo de Pesquisa Memória, Museus e Patrimônio
Apoio: Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do
Rio de Janeiro); SAMII (Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente)
Inscrições gratuitas: ivseminario@mii.org.br
Transmissão ao vivo pelo Youtube – no LINK.

Fonto e Texto:

MARGS convida para tour virtual da exposição “Coleção Sartori”

Inscrições abertas para o Programa Jovem Monitor/a Cultural 2022/2023

• Prezades
    Gostaria de ter um link para acessar aos vídeos do evento que participei na qualidade de palestrante.
    Falei com Eurípedes e ele disse que será retirado hoje do ar.
    Desde já agradeço
    Elizabeth Christina Cotta Mello