O traço comum que alinha as narrativas de vida das 20 mulheres desta exposição é a capacidade feminina de superar as adversidades e transformar os momentos difíceis em oportunidades para compreender, crescer e transmutar.
São Paulo, março de 2021 – Em 2021, a programação do Museu da Pessoa será dedicada às Vidas Femininas. Haverá uma série de iniciativas, incluindo exposições, podcast, ações educativas e muito mais.
Para dar início a temática e com o intuito de permitir que cada mulher tenha o direito e a oportunidade de ter sua vida eternizada e reconhecida como uma fonte de conhecimento e compreensão pela sociedade, o Museu da Pessoa desenvolveu o Projeto “Saúde & Superação: substantivos femininos”, retratando a força, resiliência e a capacidade feminina de superar as adversidades.
Desde os tempos mais remotos, o papel feminino na sociedade e a desigualdade de gênero impactam diretamente na vida e na saúde das mulheres. Sem contar que escutar as histórias de vida de mulheres é reconhecer a sua importância.
O Museu desenvolveu a pesquisa das personagem e o registro de entrevistas de histórias de vida de mulheres que encararam e enfrentam até hoje dificuldades com sua saúde, que tratam da saúde de outras mulheres e que fazem a gestão das seções de Saúde da Mulher em secretarias Municipais. Gestoras públicas, profissionais da saúde e pacientes contam suas próprias versões sobre a Saúde da Mulher.
Foram realizadas 20 entrevistas com o patrocínio Medley, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 1931624), por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
O Museu da Pessoa está na fase de difusão dessas histórias e como resultado do projeto, os vídeos editados estão disponíveis no acervo para acesso gratuito em uma Exposição Virtual no portal do Museu (www.museudapessoa.org).
“Dedicar nossa programação 2021 às Vidas Femininas é uma maneira que temos de valorizar a diversidade das histórias de mulheres. A exposição, que aborda a dimensão da saúde, demonstra a força e resiliência femininas mesmo em condições tão desafiadoras˜, afirma a Presidente do Museu da Pessoa, Karen Worcman.
Sobre o Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas.
Contato: Anna Bella Bernardes
E-mail: anna.bernardes@museudapessoa.org
Tel: (11)95849-1647
Foto e Texto: Museu da Pessoa