Museu da Pessoa abre edital para criação de Núcleos

Estão abertas até o dia 21 de outubro as inscrições para os Núcleos Museu da Pessoa. A iniciativa é direcionada para grupos comunitários, ONGs, escolas públicas e instituições culturais – públicas ou privadas que querem aprender as metodologias de captação e registro de histórias de vida do Museu da Pessoa.

A formação tem como base a Tecnologia Social da Memória (TSM), sistematização das metodologias utilizadas pelo Museu. Ela foi desenvolvida justamente para que grupos, comunidades e organizações pudessem criar suas próprias memórias a partir das histórias de vida. “A preservação e disseminação de histórias de vida é um trabalho coletivo que deve ser feito em rede”. Essa é a prerrogativa dos Núcleos.

Além da formação à distância, que inclui um curso EAD e oito encontros de mentorias online (totalizando 36 horas), quem se inscrever no programa terá acesso a um pacote de benefícios, que inclui acompanhamento das vivências das metodologias, feedbacks personalizados, acesso como administrador na plataforma da instituição, webinários semestrais com dicas de conteúdo, gestão e desenvolvimento, além da participação na rede de Núcleos.

Por meio da formação será possível criar um núcleo do zero, ou mesmo incluir as atividades do núcleo em uma organização já existente. Vale ressaltar que para participar não é necessário ter um CNPJ e que o custo anual varia de acordo com o tipo de organização, com valores a partir de RS 1.350.

Aula aberta de lançamento

No dia 06 de outubro, às 18h, Karen Worcman, fundadora do Museu da Pessoa, vai ministrar uma aula aberta sobre como as organizações podem utilizar produtos culturais a partir do storytelling.

Ao fim da aula, Marcela Tripoli, coordenadora de colaboração do Museu da Pessoa, irá falar sobre a abertura das inscrições para os Núcleos e sobre como as organizações podem se tornar aliadas do Museu da Pessoa. O evento é gratuito e será transmitido pelo Google Meeting, com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas neste formulário

Serviço

Edital Aberto Núcleos Museu da Pessoa 2022: https://www.nucleosmuseudapessoa.org/

• Inscrições até 21/10/2022