ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Exposição “Ivan Serpa” no Centro Cultural do Banco do Brasil SP

O Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo apresenta a exposição “Ivan Serpa: a expressão do concreto” com uma ampla retrospectiva do artista, considerado referência na arte concentra e contemporânea brasileira. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e de Hélio Márcio Dias Ferreira, a exposição traz 200 trabalhos de Ivan Serpa, realizados em diversas fases da vida do artista.

Ivan Serpa nasceu no Rio de Janeiro em 1923 e faleceu em 1973, por complicações cardíacas devido ao derrame cerebral sofrido meses antes. Atuou como pintor, gravador, desenhista e professor. Os curadores refletem que “depois da Segunda Grande Guerra, o modernismo internacional viu-se diante de um desafio: reconstruir esteticamente o Ocidente utilizando a racionalidade dos processos de seriação industrial, acrescida de sensibilidade humanista e romântica. No Brasil, surgiu uma talentosa geração no cenário artístico e, entre tantos, desde o início destacou-se o nome de Ivan Serpa, artista e mestre, inquieto criador, protagonista de um movimento concretista que integrou valores internacionais e aspectos particulares da realidade brasileira”. O artista participou de diversas exposições, fundou o Centro de Pesquisa de Arte, publicou um livro e  recebeu o prêmio de viagem ao exterior do Salão Nacional de Arte Moderna.

Data: Até 02 de agosto de 2021

Local: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo

Horário: 9h às 18h, exceto às terças

Ingressos: Gratuito e agendado pelo link https://www.eventim.com.br/city/sao-paulo-943/venue/centro-cultural-banco-do-brasil-sao-paulo-23550/ É possível agendar visitas mediadas à exposição, que ocorrem todos os dias, exceto às terças, às 12h e às 16h30.

O Click Museus é um projeto que visa aproximar o público dos museus, democratizando o acesso às instituições culturais. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

Lara mazeto

Read Previous

Museu da Imigração Japonesa disponibiliza visita virtual

Read Next

O Ser [tão] de João Guimarães Rosa

Deixe uma resposta