ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Museu Casa da Memória Italiana inaugura “Mostra Nonni di São Paulo”

A Casa da Memória Italiana, localizada na cidade de Ribeirão Preto (SP), inaugura a “Mostra Nonni di São Paulo”, apresentando 50 depoimentos de migrantes italianos, fotografias, vídeo documentário e trilha sonora. Realizadas por Oliviero Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, as entrevistas têm o objetivo de registrar histórias de vida e compor um mosaico dessa imigração para as terras brasileiras, formando um painel da integração entre o país europeu e São Paulo.

Casa da Memória Italiana

“Construída entre 1923 e 1925, a Casa da Rua Tibiriçá nº 776 foi residência do casal de imigrantes italianos Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi e seus filhos Elisa, Ida, Iris, Angela, Osônia a partir de 1941. A fazendeira Joaquina Evarista Meirelles e seu filho Joaquim Machado de Souza, moradores e proprietários da Fazenda Santa Rita em Bonfim Paulista, assinam a planta da Casa, em 28 de maio de 1923, e investem na sua construção.” A sra. Edilah de Faria Lacerda Biagi, o Sr. Maurílio Biagi Filho e a Sra. Weimar Marchesi de Amorim doaram o imóvel em 2014 para a constituição do  Instituto Casa da Memória Italiana.

Casa da Memória Italiana

Local: Tibiriçá, 776 – Centro, Ribeirão Preto – SP

Horário: Quinta-feira às 15h e sábado às 10h e 11h

Data: Até 11 de setembro de 2021

Ingressos: Gratuito. É necessário agendar através do link https://www.casadamemoriaitaliana.com.br/agenda-de-eventos/ e seguir os protocolos de segurança, como uso de máscara e álcool gel.

Casa da Memória Italiana

O Click Museus é um projeto que visa aproximar o público dos museus, democratizando o acesso às instituições culturais. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

Lara mazeto

Read Previous

O Ser [tão] de João Guimarães Rosa

Read Next

Centro Cultural Fiesp SP abre exposição “O Norte sem norte: fotografias de Elza Lima”

Deixe uma resposta