Museu Afro convida palestra online e gratuita: Colonialismo e Escravidão em Museus Europeus

A Abordagem de Passados Difíceis e as Cidadania Afro-Diaspóricas

Sinopse da Oficina:

Em 08 de dezembro, das 19h às 21h, o Museu Afro Brasil realiza o webinário Museus comunitários na luta antirracista, que será transmitido no canal da instituição no Youtube. Não é necessária inscrição prévia e os participantes receberão certificado.

Realizado pelo Museu Afro Brasil, em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o webinário apresentará e discutirá iniciativas museais de comunidades que têm como fundamento a promoção de identidades negras, indígenas e das periferias.

O objetivo é a identificação de caminhos que levaram à construção dessas propostas e de que forma elas conduzem a práticas antirracistas no campo dos museus.

Mediado por David Ribeiro (Masp/Museu Afro Brasil), o encontro terá a participação Lucas Ribeiro (Rede Museologia Kilombola), Suzy Santos (Museu Comunitário do Jardim Vermelhão/UPPM-SEC) e Suzenalson Kanindé (Museu Indígena Kanindé).

Palestra

Em 09 de dezembro, às 19h, acontecerá a palestra “Colonialismo e escravidão em museus europeus: a abordagem de passados difíceis e as cidadanias afro-diaspóricas”. O evento será ministrado pelo historiador David Ribeiro, que abordará a memória e a história pública da escravidão e do colonialismo, partindo de dois estudos de caso: o Museu Internacional da Escravidão (Liverpool, Reino Unido) e o AfricaMuseum (Tervuren, Bélgica).

Os interessados em participar podem fazer sua inscrição até 08 de dezembro, no link https://cem.sisemsp.org.br/. Para se inscrever, é preciso estar logado no site do SISEM-SP, ou seja, ter um perfil na Plataforma ADA. Veja o tutorial sobre como fazer o perfil de usuário.

Webinário Museus comunitários na luta antirracista

Data: 08/12/2021

Horário: 19h

Local: Canal do Museu Afro Brasil no Youtube