MASP oferta palestra online: A visão da paisagem (grátis)

Sinopse da ação:

25.6.2022 | SÁBADO14H

Embalada pelo desejo de reconhecer sentidos impregnados em imagens sobre o Brasil, Ana Maria Belluzzo responde à urgência de identificar construtos visuais formadores da nossa história, bem como aspectos formulados a partir de outras culturas.

Figurações edênicas, selvagens e descobertas sobre a natureza foram largamente produzidas por visitantes da colônia portuguesa e Belluzzo reuniu, em exposição intitulada O Brasil dos viajantes, realizada no MASP, em 1994, testemunhos dos primeiros exploradores e conquistadores do Brasil, obras artísticas, contribuições de missões científicas, anotações de religiosos, militares e comerciantes até o final do Império.

Na palestra, Belluzzo instiga o pensamento sobre essas imagens, em sua maioria procedentes de coleções estrangeiras, e como foram introjetadas na subjetividade de nosso país. Em que medida são parte da construção da identidade europeia e se impõe o alargamento da noção de paisagem? Como uma mera ocorrência no território passa a ter sentido de uma unidade visível e paisagística?

A palestra será transmitida pelo canal do MASP no YouTube.

Caixa Cultural Recife oferta: Oficina de Podcast (grátis)

IMS Paulista convida para caminhada: Travessias Fotográficas na Av. Paulista (grátis)