MAM oferta oficina: Tintas naturais produzidas junto ao fogo (grátis)

Data: 23 de junho, 2022Horário: 16h

As mudanças do clima, das estações e dos cultivos, podem interferir no valor cromático dos pigmentos e corantes. Qual a paleta de cores que surge no inverno? Como produzir tintas a partir do que temos em nossa cozinha? Denise e Rayssa nos convidam à produção de tintas naturais a partir da relação com o fogo, com os frutos/vegetais e o tempo lento. Elementos tintórios e aromas serão extraídos na lentidão da cozinha, no processo de cocção, infusão e outros métodos que acontecerão em torno do fogo.

Materiais para o encontro: 1 vela, 1 fósforo/isqueiro, 1 colher de metal, 1 pincel cerdas naturais, cola bastão/branca, 1 copo d’água, 1 pano, 1 pote pequeno, 1 placa de vidro (tamanho de porta retrato).

Ingredientes a serem explorados depois do encontro: casca de cebola, canela, repolho, couve, etc.

Denise Valarini Leporino é licenciada em Artes Visuais com ênfase em Design pela Puc- Campinas e mestra pelo Instituto de Artes da Unicamp. Atua como docente na Faculdade Unimetrocamp, no Curso de Pedagogia. É fundadora do Projeto Poética do Habitar, investigando a extração de pigmentos e produção de materiais naturais em conexão com a natureza. Atuou como Docente na Universidade do Vale do São Francisco ministrando a disciplina de Poéticas Visuais. Coordenou projetos artísticos em Ong’s destinadas às pessoas com deficiência intelectual. Investiga metodologias no Ensino de Arte Contemporânea para crianças. Trabalha com formação de Professores e é professora na rede particular de ensino.

Clique Aqui para fazer sua inscrição

Rayssa Oliveira é arte-educadora e artista visual, criadora do Andorinha Ateliê Itinerante, projeto que ocupa escolas e praças oferecendo oficinas e formações sobre arte e a cultura do ateliê, além de intervenções artísticas nos espaços pensadas coletivamente. Arquiteta pela FAU-USP, trabalhou no Cenários Pedagógicos, com Bia Goulart; foi educadora no Ateliê Binah, com Stela Barbieri; atuou como arte-educadora em instituições culturais como Sesc Pompéia, foi professora de artes na Rede Municipal de SP e é colaboradora da Virada Educação.

Encontro virtual no Zoom, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es) e estudantes, com 50% das vagas destinadas para a rede pública de ensino. Com inscrição prévia. Com intérpretes de Libras.
Link do evento é enviado no dia por e-mail com 1h de antecedência da atividade.
Para certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

Fonte, foto e Texto: MAM SP

Museu de Arte Moderna de SP convida: Visita Educativa no Minecraft (grátis)

Coordenador(a) de Projetos de Arquitetura- Catavento Cultural