Partindo dos conceitos de acessibilidade e inclusão, o curso pretende refletir sobre a diversidade de público em equipamentos culturais, enfocando as pessoas com deficiência. As barreiras encontradas por esse público vão desde a circulação na cidade e o acesso à porta de entrada dos espaços até uma programação que não comunica bem. Assim, além da falta de acesso ao espaço físico, a falta de conhecimento sobre o assunto e a não representação contribuem para o apagamento das pessoas com deficiência nos equipamentos culturais.
Serão apresentados conceitos e normativas de uma arquitetura inclusiva, explorando-se processos que envolvem tanto o espaço físico e expositivo quanto a curadoria, a programação e a comunicação.
Os objetivos específicos do curso são:
refletir sobre a criação de conceitos curatoriais, projetos expográficos e programações
culturais não limitados a leis e normas técnicas;
incentivar os alunos a pensar processos de curadoria para um público diverso;
entender os conceitos de inclusão, acessibilidade, participação e representação e suas
relações com a programação e a curadoria;
refletir sobre práticas possíveis para todos;
apresentar estudos de caso para ampliar as possibilidades e trazer novas ideias para
uma programação e uma curadoria que contemplem a diversidade.
Informações gerais
Modalidade: curso livre
Formato: autoformativo (assíncrono)
Carga horária: 20 horas
Público-alvo: gestores e produtores culturais, arquitetos, engenheiros, cenógrafos,
cenotécnicos, estudantes de áreas afins e interessados em geral
Certificação: emissão de certificado ao final do curso, de acordo com o regulamento da Escola
Itaú Cultural
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Fonte, texto e Imagem: Itaú Cultural
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Curso diversidade