ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Itaú Cultural oferece o curso: História do Brasil em 12 ingredientes e uma dose

O Instituto Itaú Cultural, tem por objetivo mapear manifestações artísticas incentivando a pesquisa, e a produção artística em diferentes linguagens, além de promover eventos culturais, buscando corroborar para a preservação do patrimônio cultural do país.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição está o curso “História do Brasil em 12 Ingredientes e uma dose”, que faz um apanhando da história do Brasil, através de ingredientes que formam a base da nossa alimentação, pensando em âmbito nacional. O curso Livre, passeia por passeia por 13 itens que marcam a gastronomia do Brasil: mandioca, milho, dendê, arroz, boi, feijão, porco, peixe, açúcar, farinha, pimenta, galinha e cachaça. Que se desenvolvem através do pensar, sobre suas formas de preparo, as sociabilidades criadas em torno dos atos de cozinhar e de comer, que definem também uma cultura.

“Todos os pratos produzidos com esses ingredientes foram desenvolvidos com o tempo, são fruto de relações da sociedade e constituem práticas culturais. A narrativa abordada no programa fala não só dos produtos de base, mas também de técnicas e referências históricas, artísticas e literárias implicadas nesses saberes do alimento.” – Itaú Cultural

Sendo produzido pelo projeto Constelação das Artes, o curso autoformativo possuí 13 aulas apresentadas pelos professores João Luiz Máximo da Silva e Sandro Marques, além de materiais complementares. Para receber o certificado, o aluno deve concluir as atividades em 30 dias.

As aulas estão disponíveis de formato online no site da própria instituição, mas para ter acesso, é necessário realizar um cadastro na escola IC. A atividade está disponível de forma permanente no site, gratuitamente, podendo ser realizada a qualquer momento. No entanto, para receber o certificado, o aluno deve concluir as atividades em 30 dias.

Projeto Constelação

O projeto Constelação nasce do trabalho de pesquisa e produção de conteúdos feito pela Enciclopédia Itaú Cultural em parceria com as áreas de expressão da organização. Os EADs que compõem esse projeto constroem um panorama da história das artes tendo como eixo a construção da identidade nacional brasileira, em diálogo com as histórias da arte e da cultura. Personagens, agentes da produção artística nacional, obras e conceitos em conteúdos didáticos são apresentados por especialistas e disponibilizados na Escola IC para todos os públicos!

________

Para saber mais sobre o Coletivo Akangatu, e o projeto Click Museus, acesse o link!

Renata Rodrigues

Read Previous

vaga de Auxiliar de Pesquisa e Leitura/Ensino Médio Completo

Read Next

Theatro Municipal contrata Secretária Executiva Bilíngue

Deixe uma resposta