ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Conheça o Instituto Ricardo Brennand

Nós do Click Museus estamos constantemente trazendo referências interessantes sobre programas culturais e instituições de qualidade. Desta vez percebemos que era o momento para falar do IRB (Instituto Ricardo Brennand).

Um local que possui, a partir da sua arquitetura, um visual fantástico e deslumbrante. Sendo eleito pelo TripAdvisor como o melhor museu da América do Sul!

E então, vamos dar uma olhada para saber um pouco mais?

Conheça o Instituto Ricardo Brennand

Primeiramente é importante dizer que este é um museu que não possui fins lucrativos e está localizado na cidade do Recife, capital de Pernambuco.

Este é um local reconhecido por ter a maior coleção do mundo do pintor holandês Frans Post, que foi um dos primeiros paisagistas a trabalhar com as imagens da américa, principalmente o Brasil.

Ele também traz um dos maiores acervos do mundo em relação à armas brancas, sendo mais de 3000 peças entre todos os tipos de lâminas e armaduras.

Sua fundação ocorreu em 2001 quando o empresário Ricardo Brennand iniciou o projeto. Mas sua inauguração pública só foi ocorrer efetivamente em setembro de 2002.

Na ocasião, o museu ofertou a exposição “Albert Eckhout volta ao Brasil”, que foi um evento de gala com a presença do príncipe herdeiro da Dinamarca.

A exposição atual mais famosa, dos quadros de Frans Post (Frans Post e o Brasil Holandês), foi inaugurada em 2003, com a presença de nada mais, nada menos, do que Beatrix, a rainha da Holanda.

O Instituto Ricardo Brennand mantém iniciativas de acesso à cultura com programações para alunos de idade escolar, principalmente para escolas públicas. Nestas visitas chegam a ocorrer cerca de 300 alunos de uma vez só.

Seu horário de funcionamento é reduzido, mas suficiente para conhecer todo o acervo. Sendo assim, ele funciona de terça à domingo, das 13h às 17:30.

É serviço de áudio-guia em 4 idiomas: português, inglês, francês e espanhol.

Os valores para entrada são de R$30,00 inteira e R$15,00 meia. Sendo que as crianças de até 7 anos de idade não precisam pagar.

Mas e aí, está empolgado para visitar o local? Então entre em contato e agende uma visita, depois venha nos dizer o que achou.

Até a nossa próxima matéria!

Click Museus

Read Previous

Arte Santeira: Curso gratuito no Museu de Arte Sacra

Read Next

Museus construídos por Oscar Niemeyer

One Comment

  • Espetacular! Surpreendente! Não deixe de conhecer!

Deixe uma resposta