Museus Projetados por Oscar Niemeyer

Então quer dizer que você é um admirador de um dos maiores arquitetos da história brasileira? Sendo assim, confira a lista com os principais museus construídos por Oscar Niemeyer e se inspire nestes traçados únicos.

Vamos conferir?

Museus construídos por Oscar Niemeyer

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Primeiramente vamos falar de uma obra arrebatadora por ter um formato único. Esta construção recebeu o apelido irreverente de “disco-voador de Niterói” e teve sua inauguração em 1996.

Situado no Mirante da Boa Viagem, esta é uma obra que traz uma aparência e estatura bastante imponentes, certas de serem avistadas de qualquer local.

É um museu feito para que você possa ver o seu interior com bastante conforto, mas ao mesmo tempo ter a capacidade de apreciar uma vista panorâmica de Niterói por vários ângulos.

Complexo Arquitetônico da Pampulha

Situado na Lagoa da Pampulha na capital Belo Horizonte, este é um conjunto arquitetônico dos mais impressionantes já feitos no estado.

São três obras diferentes, mas construídas no mesmo local. Sendo todas projetadas na década de 40.

Em um dos espaços está o Museu de Arte da Pampulha, no segundo está a Casa do Baile e no terceiro o Iate Tênis Clube, além de contar com a presença da Igreja de São Francisco de Assis.

A igreja em si conta com 14 painéis que são assinados por Cândido Portinari.

Museu Oscar Niemeyer

Em último lugar vamos falar de uma obra realizada em 2002, onde o próprio arquiteto ganhou em Curitiba uma das representações mais importantes de sua obra.

Este é um espaço dedicado à exposições de Artes Visuais, Arquitetura, Design e Urbanismo com mais de 35 mil metros quadrados de área construída.

Sua aparência é de um gigantesco olho de vidro, que arrebata a atenção de qualquer um que chegar próximo.

Quer ver mais? Então confira mais sobre o design da arquitetura clicando aqui.

Então por hoje é isso, espero que estas construções sejam motivo de inspiração para você. Mas se ainda quiser mais, deixe nos comentários um pedido.

Até a próxima!

Conheça o Instituto Ricardo Brennand

Pina vaga Produtor Pleno

2 Comments

• Museu Nacional da República Honestino Guimarães em Brasília.. aliás, esse acho que é o mais conhecido..

• Não seriam PROJETADOS ?