ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Instituto Inhotim – Maior museu a céu aberto do mundo

Você já ouviu falar sobre o Instituto Inhotim? Este é um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do nosso país, e pode ser também considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo.

Sendo assim, nós do Click Museus não poderíamos deixar de falar deste incrível empreendimento que é um marco da arte no nosso país.

Então, vamos conferir?

O que é o Instituto Inhotim?

Primeiramente vamos falar um pouco sobre este nome um tanto quanto inusitado. O termo Inhotim, segundo os moradores de Brumadinho, vem da abreviação de senhor Tim.

Isto acontece porque a fazenda onde é o instituto hoje foi uma empresa mineradora no século XIX, comandada por um inglês chamado Timothy, “senhor Tim”.

O instituto se localiza em um local com ótimos acessos cerca de 60 km da capital Belo Horizonte. Nele podemos ver uma parte preservada da Mata Atlântica com algumas pequenas porções de cerrado no topo das serras.

Sua posição fica em uma altitude que pode variar entre 700 e 1300 metros acima do nível do mar, com quase 800 hectares de área total.

O início do projeto foi em 2004, e tinha como objetivo guardar a coleção de Bernardo Paz, que era um empresário casado com Adriana Varejão. Sua coleção era vasta e contava com trabalhos de Di Cavalcanti, Portinari e Guignard. 

A ideia de transformar o local em um museu a céu aberto não era nova, e já era especulada desde 1980. Entretanto, só em 2002 foi iniciada a abertura do Instituto Inhotim como sendo sem fins lucrativos.

Em 2006 o local começou a receber seus primeiros visitantes de maneira oficial, contando com um acervo de mais de 450 obras. Sendo hoje não só o maior museu a céu aberto do mundo, mas também um dos mais bem avaliados.

Então, você vai querer fazer uma visitinha? Assim que for volta aqui e diz o que achou.

Até a próxima!

Foto de Capa: Inhotim

Click Museus

Read Previous

Museu do Isolamento – Visite um museu na segurança da sua casa!

Read Next

Veja o Desfile de múmias no Egito [Aconteceu MESMO!]

Deixe uma resposta