Já pensou em conhecer mais sobre a história de Ouro Preto? Essa é uma das principais cidades históricas de Minas Gerais e pode surpreender muito quem resolver visitá-la.
Nas ladeiras de Ouro Preto, você não só encontra um pouco da história da cidade e do Brasil, como também pode se encantar com diversas belezas. Desde as naturais, até as arquitetônicas. Mas antes mesmo de programar seu passeio e reservar seu seguro viagem, que tal conhecer mais sobre o local? Ouro Preto é um verdadeiro símbolo do período colonial brasileiro e tem muita história a contar. Confira!
História de Ouro Preto: entenda como tudo começou
Localizada no Sudeste de Minas Gerais, Ouro Preto surgiu por volta do século 18. Mas naquela época, a cidade era conhecida como Vila Rica e chegou a ser capital de Minas Gerais, em 1720.
Naquela época, o forte da cidade era a atividade de mineração, que também movimentava todo o país. Inclusive, com o ouro que possui uma superfície mais escura e que, posteriormente, deu nome à cidade.
Mas foi em 1760, que Vila Rica e vários arraiais que ficavam próximos tiveram um grande desenvolvimento. Com esse crescimento, também vieram dificuldades, desde a retirada do ouro até o pagamento de impostos à Coroa.
É por isso que a cidade foi palco de um importante movimento político, a Inconfidência Mineira. Tiradentes, um dos revolucionários, foi decapitado na praça de Vila Rica, que hoje é conhecida como Praça Tiradentes.
Por lá, é possível conhecer casarões coloniais, igrejas repletas de ouro e muita arte barroca. Foi em Vila Rica que Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu e criou várias obras.
Já em 1823, a cidade passa a se chamar Ouro Preto, se mantendo como capital até 1897. Isso porque, a sede então se tornou Belo Horizonte e Ouro Preto teve muitas de suas características históricas preservadas.
Atualmente, Ouro Preto é tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. E claro, se tornou um dos principais pontos turísticos do estado, atraindo visitantes de todo o mundo.
Pontos turísticos que você deve visitar para conhecer a história de Ouro Preto
Agora que você já conhece mais sobre a história de Ouro Preto, precisa entender que ainda há muita informação para ser explorada. Isso porque, trouxemos um breve resumo de pontos marcantes.
No entanto, uma forma de saber mais sobre a cidade, sua história e importância é visitar Ouro Preto. Afinal de contas, pelos pontos turísticos, você tem a oportunidade de conhecer essas informações, de forma mais detalhada.
A seguir, trouxemos vários pontos turísticos interessantes que você deve conhecer na hora de visitar Ouro Preto. Continue a leitura!
Museu da Inconfidência
Como dissemos, Ouro Preto foi palco da Inconfidência Mineira. Por isso, a melhor forma de entender ainda mais sobre o movimento, de uma forma imersiva, é por meio do museu. Sendo assim, saiba que o Museu da Inconfidência fica localizado na Praça Tiradentes e possui um amplo acervo. Nele, você pode encontrar documentos, objetos, mobiliário e outros utensílios da época.
Esse é um ótimo ponto de parada para entender mais sobre a época colonial e o processo de independência.
Para se ter ideia, no local existe o Panteão dos Inconfidentes. O espaço abriga os restos mortais de 13 dos 24 inconfidentes sentenciados pela coroa portuguesa.
Visita pelas minas
Ao falar sobre a história de Ouro Preto, é possível notar a importância da mineração no desenvolvimento da cidade. Por isso, que tal conhecer algumas minas e entender mais sobre essa atividade?
Durante o período colonial, registros apontam que 800 tonalidades de ouro foram levadas de Ouro Preto para Portugal. Mas isso é apenas uma parte do que foi realmente informado.
De qualquer forma, você pode visitar algumas minas de ouro que eram tão utilizadas na época.
Por exemplo, a Mina do Chico Rei é uma opção bem fácil de chegar a partir da Praça Tiradentes. Nela, você encontra uma visita guiada, podendo entender mais sobre a extração do ouro, trabalho escravo e afins.
Igreja São Francisco de Assis
Não dá para visitar Ouro Preto sem passar pela Igreja São Francisco de Assis. A construção segue o estilo Barroco, mas também conta com elementos típicos do Rococó.
Além disso, vale pontuar que a Igreja se destaca pelas criações de Aleijadinho, presentes na fachada e demais decorações em relevos. E obras do Mestre Ataíde, responsável pelas pinturas, principalmente da nave.
Portanto, é uma ótima parada na hora de descobrir mais sobre a história de Ouro Preto, a arte e a arquitetura local.
Teatro Casa da Ópera
Já o Teatro Casa da Ópera é considerado o teatro mais antigo da América Latina. Ele foi fundado em 1770 e é uma das construções mais surpreendentes da região, que pode oferecer uma ótima visita.
Isso porque, ao encontrar o Teatro, você verá uma fachada muito simples, que não revela nada extraordinário. No entanto, seu interior surpreende pelo espaço suficiente para 300 pessoas.
Todo o formato e organização do espaço também é algo a se admirar, principalmente, pelas luzes bem colocadas. A atmosfera é realmente encantadora.
Monumento de Tiradentes
Por fim, mas não menos importante, temos o Monumento de Tiradentes. Afinal, além de ser um marco histórico, é algo que você encontrará facilmente, por estar localizado na Praça Tiradentes.
Sendo assim, além de conferir todos os casarões ao redor e a disposição da praça, veja a estátua de Tiradentes.
Essa obra foi fundida na Itália e conta com peças decorativas que vieram da Argentina. Ao todo, são 2,85 metros de altura, sendo um marco de um grande período histórico.
Conclusão
Agora que você já sabe mais sobre a história de Ouro Preto, já pode visitar a cidade e explorar ainda mais cada ladeira e construção.
Como dissemos, ao conhecer um pouco sobre a história da cidade neste conteúdo, será possível encontrar ainda mais informações em seu passeio.
E claro, voltar de Ouro Preto dominando a história de uma cidade importantíssima para o desenvolvimento do país. Viu só como é interessante conhecer mais sobre cada local e seu desenvolvimento? Aproveite e confira mais durante a viagem!
2 Comments
Equivocado, a cidade começou a ser povoada após 1698, e Tiradentes foi preso, condenado e enforcado no Largo da Lampadosa no Rio de Janeiro em 1792
Gostaria de saber sobre histórias na parte ferroviária,quando começou a funcionar,se ainda funciona,se tem passeio turístico pela região,funcionários ilustres que trabalharam e se destacaram .Curiosidades sobre a ferrovia nesta cidade.
Obrigada
Comments are closed.