Mostra exibe filmes de 35 paises: homenagem aos Cineastas Jacques Perrin e Sarah Maldoror (grátis)

Evento acontece de 27/07 a 17/08, de forma híbrida e gratuita em mais de 30 cinemas e espaços culturais da cidade de São Paulo

Uma homenagem ao diretor e ator Jacques Perrin, retrospectiva dedicada à cineasta Sarah Maldoror, celebração dos 40 anos do filme “Koyaanisqatsi”, competição latino- americana com 35 títulos, um amplo panorama internacional recente, o concurso de curtas-metragens brasileiros assinados por estudantes, sessões especiais, debates, masterclass e entrevistas exclusivas.

Este é o rico cardápio da 11ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, que exibe de 27 de julho a 17 de agosto, em salas paulistanas e de forma online, um total de 106 filmes.

Considerado como o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais, o festival é totalmente gratuito e sua programação se espalha por diferentes espaços: Reserva Cultural, Circuito Spcine (Biblioteca Roberto Santos, CCSP, CEU Perus e CFC Cidade Tiradentes) e Cinemateca Brasileira, além de Casas de Cultura, Oficinas Culturais, Centros Culturais e Fábricas de Cultura. Atividades virtuais podem ser acessadas através do www.ecofalante.org.br

A Mostra abre no dia 27/07, quarta-feira, com o inédito “Animal”, a mais recente obra do diretor e escritor francês Cyril Dion, numa sessão para convidados no Reserva Cultural. Exibido no Festival de Cannes, o filme mostra como dois jovens ativistas fazem parte de uma geração convencida de que seu futuro está em perigo. Entre a emergência climática e a sexta extinção em massa, seu mundo pode ser inabitável daqui a 50 anos.

Reunindo em 2022 um total de 45 produções, representando 29 países, o Panorama Internacional Contemporâneo está organizado nos seguintes eixos temáticos: “ativismo”, “biodiversidade”, “economia”, “emergência climática”, “povos & lugares” e “trabalho”. Entre os destaques estão os indicados ao Oscar “Ascensão”, de Jessica Kingdon e “Escrevendo com Fogo”, de Rintu Thomas, além de “Mil Incêndios”, de Saeed Taji Farouky, premiado nos festivais de Locarno, “Birds of America” de Jacques Loeuille, selecionado para o Festival de Roterdã, entre outros.

O Panorama promove ainda a exibição especial de três produções: a aclamada série “Uprising”, de Steve McQueen e James Rogan, que faz sua estreia no Brasil no Ecofalante, e os inéditos e aguardados “Geração Z”, de Liz Smith, e “Searchers: O Amor Está nas Redes”, de Pacho Velez.

A Homenagem a Jacques Perrin (1941-2022) exibe quatro de seus sucessos, um como produtor (“Microcosmos”) e três como codiretor: “As Estações”, “Oceanos” e “Migração Alada”, este último indicado ao Oscar.

A Retrospectiva Sarah Maldoror (1929-2020) se dá no marco dos 50 anos de “Sambizanga” (1972), obra-prima vencedora de dois prêmios no Festival de Berlim. O filme, sobre o movimento de libertação angolano, é o primeiro longa-metragem filmado na África por uma mulher negra. O evento organizou uma programação em torno da cineasta reunindo alguns de seus títulos mais icônicos, que tratam, sob diversos aspectos, de questões referentes à história e cultura africanas ou de povos com fortes raízes naquele continente.

Serviço:
11ª Mostra Ecofalante de Cinema
de 27 de julho a 17 de agosto de 2022
gratuito
www.ecofalante.org.br

Salas
Reserva Cultural – Av Paulista 900, Bela Vista – São Paulo
Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo) – Rua Vergueiro 1000,
Paraíso – São Paulo
Circuito Spcine Paulo Emílio (Centro Cultural São Paulo) – Rua Vergueiro 1000,
Paraíso – São Paulo
Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo – Praça Sen. Raul Cardoso 207, V.
Clementino – São Paulo
Casas de Cultura,
Oficinas Culturais
Centros Culturais