Herikita com K é uma artista colombiana que atualmente reside em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o marido e a filha, Agatha. Suas ilustrações carregam uma delicadeza e uma sensibilidade aos detalhes que prendem o olhar. As cores, os traços, as formas, a natureza, o corpo: todos os elementos reconstroem o universo que existe dentro de sua cabeça.
O seu ponto de partida sempre foi a própria experiência e a própria visão do mundo. Como menina, adolescente e mãe, Herikita sempre pintou aquilo que reconhecia em si mesma. Então, pinta figuras femininas com corpos grandes e cabeças pequenas. Ou seja, o corpo adulto exposto ao mundo e a cabeça infantil que mantém a voz interna de curiosidade sobre o que se vê.
Timelapse da artista
A artista acredita que as maiores obras de arte estão no quarto do artista. Assim, as coisas ficam em determinados locais, conectadas umas com as outras, como se fosse uma instalação perfeita. Além disso, Herikita defende que as crianças são as que produzem as melhores instalações, o caos organizado que reflete a imaginação e a criatividade. Quando crescemos, nos tornamos adultos, casamos (no caso dela, é claro!) e passamos a dividir o espaço com outros seres humanos, outras criatividades e outras imaginações.
Assim, Herikita busca, através de suas ilustrações e das suas mãos, expor ao mundo o que se passa em sua cabeça. No entanto, assim como nosso inconsciente, nada em suas obras é premeditado. Os códigos, as referências, os elementos vão ganhando seus espaços conforme eles pipocam em suas imaginação – ainda que não façam sentido de imediato.
Além disso, um dos maiores medos de Herikita é a morte. Sendo assim, a arte é a forma que ela encontrou de sobreviver e, assim, poder contar a sua história para quem quiser ouvir pela eternidade.
Para acompanhar as produções da Herikita com K, é só seguir nas redes sociais.
Fonte: Entrevista para o Society6