Sobre a artista: Vitória Frate

Vitória Frate é atriz e artista plástica carioca. Estudou fotografia expressiva na Universidade de Tecnologia de Auckland na Nova Zelândia, Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e Artes Cênicas na UniverCidade.

Esteve em papéis que marcaram a sua carreira como atriz, como, por exemplo, no filme “Era uma vez…” produzido pela Conspiração Filmes, em 2008. No entanto, após anos de atuação, a artista sentiu necessidade de explorar novos universos artísticos, que tinham na imagem a sua expressão.

Galeria de imagens de obras da artista

Assim, a partir de 2012, Vitória começou a produzir obras que mesclavam a ilustração e a pintura. De post-its a murais, de telas a papel de parede, ocupa, desde então, os espaços com cores vibrantes, formas orgânicas e geométricas e linhas. Assim, sua primeira exposição individual ocorreu em 2015, no LZ Studio no Rio de Janeiro, sob curadoria de Sergio Mota e se chamou “Contornos da Falta”.

Em suas redes sociais, portanto, a artista compartilha os processos criativos na criação de suas obras. Dessa forma, a tela em branco vai se transformando, ao longo das semanas, numa enxurrada de narrativas.

Teaser de Abertura da Exposição “Nau”

O vídeo acima foi feito na abertura da exposição “Nau”, realizada no Espaço Espelho D’Água, em Portugal. A exposição, além de contar com uma galeria de obras da artista, também permitia que os visitantes assistissem ao vivo a construção de uma delas. Sendo assim, a proposta de Vitória era desenvolver um atelier aberto através da troca com o público.

O equilíbrio encontrado através do caos da construção e desconstrução intencionais é uma das principais ferramentas de pesquisa utilizada pela artista resultando em um trabalho extremamente vigoroso e complexo.

Site oficial da artista

Atualmente, Vitória Frate mora na cidade de Lisboa, em Portugal, e você pode acompanha-la através das redes sociais e do site oficial.

Filmes sobre pandemia para assistir na Netflix

CASA FIAT DE CULTURA PROPÕE REFLEXÕES SOBRE AS ANGÚSTIAS DA HUMANIDADE NA MOSTRA “DESOLAÇÃO”

One Comment

• […] que atualmente reside em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o marido e a filha, Agatha. Suas ilustrações carregam uma delicadeza e uma sensibilidade aos detalhes que prendem o olhar. As cores, os traços, […]