Tour Virtual da mostra Hélio Oiticica: a dança na minha experiência

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ disponibilizou neste ano diversas exposições por meio de tours virtuais incluindo passeios que apresentam a arquitetura, os objetos e a história da instituição. Em parceria com o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, o MAM/RIO apresenta a mostra “A Dança na Minha Experiência”, de Hélio Oiticica, um dos artistas mais importantes e radicais do século 20.

Ao longo de seu percurso, Oiticica realizou diversos experimentos com diferentes meios, suportes e linguagens artísticas, perpassando a pintura, escultura, o objeto, o filme e o vídeo, e em sua trajetória criou novas formas e mídias. Um dos destaques da exposição e também um dos seus trabalhos mais marcantes é o Parangolé, uma espécie de capa vestível com texto, fotos e cores, que propõe uma transformação no espectador, na qual a obra só acontece com a participação do público.

Nildo da Mangueira vestindo P 15 Parangolé capa 11 – Incorporo a revolta (1967), de Hélio Oiticica. Foto Claudio Oiticica, cerca 1968

Conforme os curadores Adriano Pedrosa e Tomás Toledo, na década de 1964, Oiticica passou a frequentar a Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro e a incorporar a experiência como passista em sua produção. “Foi nesse momento crucial que o artista começou a produzir os Parangolés, uma espécie de capa ou vestimenta fluida feita de tecido, plástico ou papel, para ser usada, experimentada, vivida e dançada pelo espectador-participante”.

Nininha da Mangueira vestindo P 25 Parangolé capa 21 Xoxoba (1968), de Hélio Oiticica, durante as filmagens de “H.O.”, de Ivan Cardoso, 1979. Foto Andreas Valentim

As exposições virtuais apresentadas pelo MAM/RIO em 2021 são realizadas por meio de um passeio 3D visualizável em computadores, tablets ou aparelhos de celular Android e iOS e acesse conteúdos extras de áudio e vídeo. Não é necessária a instalação de qualquer plugin ou extensão adicional. A tecnologia do MAM Rio 3D conta com o patrocínio da Aliansce Sonae Shopping Centers e é viabilizada por meio da parceria com a Media Glass & SmartFans.

No site da instituição também é possível visitar outras mostras como: “Realce”, “COSMOCOCA – programa in progress: núcleo poético dos Quasi-Cinema”, “Bandeira Brasileira” e “’35 Revoluções”, dos Irmãos Campana, confira no link abaixo.

O quê: Tour virtual da exposição ‘A Dança na Minha Experiência”, de Hélio Oiticica

Quando: Disponível a partir de abril

Onde: site do MAM/RIO – link abaixo

Quanto: visitas online gratuitas