Museu Histórico Nacional Lança Livro Virtual – Educação Museal: conceitos, história e políticas

Museologia social, decolonialidade e educação museal e Relações entre museu e sociedade: escolas, comunidades, e a diversificação de públicos, são temas do quarto e penúltimo volume da série de livros digitais acessíveis “Educação Museal: conceitos, história e políticas” – lançada pelo Museu Histórico Nacional desde o ano passado.

Com prefácio do diretor do Museu da República/Ibram, o museólogo Mario Chagas, o volume conta textos de autores do Rio Janeiro e São Paulo, além de uma contribuição internacional (Colômbia/Espanha). “O livro é potente. O livro é forte”, define Chagas no seu texto. “O livro também revela a força das mulheres no campo da Educação museal no Brasil e isso não é um fenômeno recente, ainda que recentemente tenha sido revelado e escancarado”, aponta.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "EDUCAÇÃO MUSEAL: conceitos, história e políticas Museologia social, decolonialidade e educação museal & Relações entre museu e sociedade: escolas, comunidades, e a diversificação de públicos MUSEU HISTÓRICO NACIONAL"
Capa do novo volume da coleção de livros digitais acessíveis do MHN sobre Educação museal

Organizada por Andréa Costa, Fernanda Castro e Ozias Soares, a série conta com cinco volumes. A proposta é contribuir para a difusão do conhecimento em educação museal e para a formação individual e coletiva dos profissionais e gestores da área. Os textos têm perfil didático e indicações de pesquisa e continuidade de estudos.

Você pode acessar e fazer o download gratuito do novo volume, assim como os anteriores, em nossa biblioteca digital: https://bit.ly/3ePLoj9.

O lançamento do último volume acontece durante a Semana de Museus 2021, em ‘live’ organizada pelo Núcleo de Educação, no Dia Internacional de Museus (18 de maio), às 15h, no canal do MHN no YouTube: imperdível!

Fonte: http://mhn.museus.gov.br/

MASP VAGA PARA ESTÁGIO EM MEDIAÇÃO E PROGRAMAS PÚBLICOS