ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Google oferece tour virtual pela Caverna de Chauvet

A plataforma Google Arts and Culture disponibilizou um tour virtual pela Caverna de Chauvet, localizada no sul da França. Considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, a caverna abriga as pinturas rupestres mais antigas que a humanidade conhece, com desenhos de ursos, rinocerontes, um leão, uma leoa, uma pantera e bisões. A arte rupestre é caracterizada por desenhos e pinturas feitas em superfícies lisas ou em rochas e os pesquisadores acreditam que a criação artística possuía um cunho ritualístico ou mágico.

Redescoberta em 1994, apenas cerca de 200 pesquisadores entram por ano na caverna, que é protegida por câmaras de vigilância e por uma porta blindada de 600 quilos. A caverna se encontra perfeitamente preservada, possivelmente porque por volta de 21 mil anos atrás uma avalanche fechou as entradas da caverna, impedindo alterações climáticas no interior da caverna que contribuíssem para a sua deterioração. A descoberta do local permitiu diversos avanços na pesquisa, como o desenho de uma mulher ao lado de um bisão.

Para que a caverna não seja danificada pelo dióxido de carbono gerado pela respiração dos visitantes, o Ministério Francês da Cultura inaugurou em 2015 uma réplica da Caverna de Chauvet, na mesma região. Próximo ao local, o Museu da Pré-História complementa a visita com representações de animais, plantas e o cotidiano de homens e mulheres 36 mil anos atrás. O projeto contou com a participação de pintores, escultores, agências de arquitetos, cenógrafos e empresas de construção para criar em escala real a réplica da caverna.

Para visitar e conhecer mais sobre a Caverna de Chauvet, acesse o link: https://artsandculture.google.com/project/chauvet-cave

O Click Museus é um projeto que vista aproximar o público dos museus, democratizando o acesso das instituições culturais. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/

Lara mazeto

Read Previous

Exposição Bruno Gularte Barreto: 5 CASAS no MARGS

Read Next

Museu da Imigração- Vaga Analista do Educativo Júnior

Deixe uma resposta