Goethe Institut- Vaga assistente de Biblioteca

Goethe- Institut São Paulo abre processo seletivo para vaga de Assistente de Biblioteca

O Goethe-Institut é uma organização intermediária da República Federal da Alemanha cujo objetivo é promover a língua alemã no exterior, manter a cooperação cultural internacional e transmitir uma imagem abrangente da Alemanha por meio de informações sobre a vida cultural, social e política.

O Goethe-Institut São Paulo é o instituto regional para a região América do Sul.

A biblioteca do Goethe-Institut São Paulo está aberta ao público e a Alemanha pode ser vivida diretamente em suas instalações por meio de coleções de mídia temáticas (em alemão e traduzido para o português), por um amplo aprendizado e serviços de consultoria e por competentes profissionais.

Ofertas físicas e digitais estão igualmente disponíveis. A biblioteca também é um local de eventos e ponto de encontro de intercâmbio e diálogo entre pessoas e culturas.

Estamos procurando a partir do dia 01.02.2022 um/a assistente na biblioteca no Goethe-Institut São Paulo com um horário laboral de 40 horas semanais (tempo integral, 100%).

BREVE DESCRIÇÃO DAS TAREFAS:
  • Apoio aos clientes no empréstimo e devolução de mídia, bem como serviços de informações gerais sobre a biblioteca, informações sobre os serviços da biblioteca, incluindo empréstimos online, orientação no acervo geral (físico / digital)
  • Registro dos usuários e recebimento de taxas, bem como faturamento e cobrança, manutenção de dados dos usuários
  • Processamento físico das mídias e supervisão da disposição das estantes, preparação e pós-processamento do horário de funcionamento geral da biblioteca, atividades de supervisão nas instalações da biblioteca
  • Supervisão dos dispositivos e equipamentos técnicos (por exemplo, iPads, Sonic Chair, consoles de jogos)
  • Planejamento, organização e implementação de atividades para introduzir a biblioteca para o público novo e serviços novos para os usuários (em coordenação com a gestão da biblioteca)
  • Apoio no planejamento, organização e implementação de pequenos eventos na biblioteca
  • Apoio na manutenção do site da biblioteca na página internet e da presença da biblioteca nas redes sociais (em coordenação com a gestão da biblioteca)

PERFIL REQUISITADO:
  • Formação completa ou em andamento no setor de biblioteconomia/ciências de informação ou experiência prática e conhecimento prévio no funcionamento de uma biblioteca
  • boas competencias midíaticas e literacia da informação, bem como afinidade alta com novas tecnologias e plataformas de social media
  • uma atitude orientada ao cliente, amigável e confiante com alta competência social em lidar com diferentes usuários da biblioteca, bem como boa resiliência em situações estressantes
  • muito boas habilidades de comunicação escrita e falada em português
  • Conhecimentos básicos da língua alemã ou vontade de adquiri-la prontamente
  • um alto grau de trabalho em equipe e o compromisso profissional pela melhoria contínua das operações e serviços da biblioteca
  • uma forma consciente e estruturada de trabalhar com uma boa gestão do tempo
  • Manuseio seguro de aplicativos padrão do Office e aplicativos e sistemas bibliotecários

Oferecemos uma posição versátil no ambiente intercultural de um instituto cultural. As condições de trabalho, incluindo a remuneração, baseiam-se no esquema de remuneração local do Goethe-Institut São Paulo e estão sujeitas à legislação brasileira.

INTERESSE?

Envie a sua candidatura com os documentos e referências habituais (carta de motivação, CV, digitalizações de certificados relevantes e referências em formato PDF) por e-mail até 31 de dezembro de 2021 para: carreira-saopaulo@goethe.de ⇒ assunto: BIBLIOTHEK-ASSISTENZ.

As entrevistas com candidatos/as selecionados/as ocorrerão na segunda quinzena de janeiro de 2022.
* Candidaturas sem assunto ou incompletas não podem ser consideradas.

OUTRAS VAGAS

fonte: goethe