Vida e obra do Cineasta Glauber Rocha [Confira Aqui]

Se você gosta de filmes cult, então com certeza deve ter ouvido falar de um dos cineastas mais influentes do Brasil. Para ser mais específico, você deve ter ouvido falar e provavelmente deve ter visto alguma obra de Glauber Rocha.

Nós do Click Museus estamos constantemente trazendo vários temas de cultura e entretenimento para você. Mas hoje gostaríamos de falar um pouco mais sobre uma das mentes que ficava atrás das telas.

Vamos conferir?

Vida e obra do Cineasta Glauber Rocha

Então, começando nosso relato, Glauber Pedro de Andrade Rocha, mais conhecido como Glauber Rocha, era um baiano nascido em 1939 na cidade de Vitória da Conquista.

O início de sua educação formal foi feito em casa, com o apoio de sua mãe. Mas em 1947, ao se mudarem para Salvador, ele pode ter o primeiro contato com o teatro, onde escrevia e atuava no colégio presbiteriano 2 de Julho.

Em 1959 estudou direito na que é então conhecida hoje como Universidade Federal da Bahia. Durante este período de atuação acadêmica participou do movimento estudantil e também se uniu a um grupo de cineastas amadores, dando início a sua paixão pela arte.

Neste mesmo ano dirigiu seu primeiro curta, um documentário intitulado de O Pátio (1959), criando uma outra produção no ano seguinte chamada de Cruz na Praça.

Início da carreira profissional

O gosto pela arte culminou em 1961 quando ele abandonou a faculdade para se lançar como jornalista crítico de cinema. Além de se casar com Helena Ignez no mesmo ano.

Seu primeiro longa-metragem também foi produzido em 61, e contou com o título Barravento, sendo premiado na Tchecoslováquia.

Mas sua carreira foi realmente ganhar destaque em 1964, com seu filme “Deus e o diabo na terra do sol”. Fundando também o movimento do Cinema Novo, que se preocupava em trazer temas sociais e que utilizavam a linguagem nacional.

Em 67 ele foi premiado com o Prêmio Luís Buñuel no Festival de Cannes pelo seu filme Terra em Transe.

Prosseguiu com sua carreira brilhante com mais prêmios e filmes até seu falecimento em 81.

Então por hoje é isso, espero que a história de Glauber Rocha te ajude a encontrar uma boa inspiração para investir em seus sonhos culturais.

Até a próxima!

Foto de Capa: Brasil de fato

Read Previous

Saiba mais sobre a construção da estátua de Carolina Maria de Jesus em São Paulo

Read Next

As 5 melhores compositoras femininas que são destaque no Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *