Saiba mais sobre a construção da estátua de Carolina Maria de Jesus em São Paulo

Nós do Click Museus somos não só a favor de movimentos de igualdade de direitos, como também de diversidade de representação. Assim, não poderíamos deixar batido uma novidade incrível sobre a criação da estátua de Carolina Maria de Jesus em Parelheiros, SP.

Talvez você não saiba, mas a capital de São Paulo possui quase 400 estátuas de homenagem, sendo somente cerca de 5 delas relacionadas a pessoas negras.

Então, pela solenidade deste momento, gostaríamos de falar um pouco mais da construção.

Vamos conferir?

Construção da estátua de Carolina Maria de Jesus em São Paulo

Recentemente o debate sobre a diversidade, principalmente em questão de patrimônio físico, foi reacendido por conta do episódio do incêndio da estátua de Borba Gato.

Então, sem querer desviar do assunto, mais outras 4 personalidades negras serão retratadas em seus monumentos próprios, sendo elas Itamar Assumpção, Madrinha Eunice, Geraldo Filme e Adhemar Ferreira da Silva.

Entretanto, cada uma merece uma postagem à parte para falar da história delas. Aproveite e cobre de nós nos comentários.

Seja como for, a homenagem é realmente muito bem recebida, pois Carolina Maria de Jesus não é apenas uma mulher negra e que teve que batalhar, mas também alcançou sucesso como escritora.

Embora muitas pessoas infelizmente não tenham entrado em contato com sua obra escrita, só o seu primeiro material conseguiu atingir a meta de 10 mil exemplares vendidos.

Sua principal obra se chama Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, e foi traduzida para mais de 15 idiomas diferentes. Sem contar que atingiu até o momento 40 países, sendo uma das escritoras nacionais de maior repercussão no estrangeiro.

O livro conta parte da sua visão de mundo do ponto de vista da favela, através de relatos que encontrava escritos em cadernos enquanto trabalhava como catadora.

A homenagem em forma de estátua iniciou sua construção agora em Setembro e deve demorar mais 6 meses para terminar.

Você poderá então encontrar a estátua de Carolina Maria de Jesus no Parque Linear Parelheiros. Que foi exatamente o local em que ela viveu por muitos anos.

E aí, está ansioso? Qualquer atualização vamos correr aqui para te informar, ok?

Até a próxima!

Foto: Jornal Rascunho

Museu da Pessoa anuncia vencedoras de mostra audiovisual dedicada às histórias de vida de mulheres

Vida e obra do Cineasta Glauber Rocha [Confira Aqui]