Fundação Pró-Memória de Indaiatuba lança coleção de livros com resgate inédito da história da cidade

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba promove, no dia 1º de fevereiro, o lançamento oficial da coleção “Patrimônio Cultural de Indaiatuba”, composta por 5 livros. O evento, que será virtual, a partir das 14 horas, marca o aniversário de 27 anos da Autarquia, ligada à Prefeitura da cidade. As publicações são resultado de um projeto de pesquisa, feito em parceria com universidades renomadas, que durou seis anos. Cada livro traz o registro do impacto na formação da cultura e da identidade de Indaiatuba, por meio de um diálogo interdisciplinar que reflete linhas de pesquisa sob diversas temáticas.

Fachada do Prédio ró-memória de Indaiatuba

“Esta coleção é um objeto de estudo inédito que objetivou investigar e entender o impacto que o patrimônio edificado, documental, museológico e arqueológico trouxe para a formação cultural e para a identidade da cidade. Trata-se de um diálogo interdisciplinar marcante com diversos olhares norteados por duas linhas de pesquisa: o Patrimônio Cultural, Memória e Cidade; e as Instituições de Memória e Acervos”, conta Carlos Gustavo Nóbrega, superintendente da Fundação Pró-Memória e coordenador-geral do projeto.

Carlos Gustavo Nóbrega superintendente da Fundação Pró-memória de Indaituba

Nilson Gaspar, Prefeito de Indaiatuba, parabeniza a Fundação Pró-Memória pela iniciativa e ações desenvolvidas que visam preservar o patrimônio histórico da cidade. “Valorizo muito o trabalho de toda equipe, principalmente porque Indaiatuba está em franco desenvolvimento e precisamos preservar a sua identidade histórico-cultural, e isso não seria possível se não tivéssemos profissionais altamente qualificados atuando nesta área”, diz.

Coleção Patrimônio Cultural de Indaiatuba

Ao todo, foram impressas 500 unidades dos cinco volumes: “A Fazenda da Cachoeira do Jica”; “Catálogo da Hemeroteca”; “Guia das Fazendas”; “Guia dos Fundos Públicos”; e “Plano Museológico”, que serão distribuídos para escolas municipais, universidades e bibliotecas a fim de democratizar a informação para que contribua, eficientemente, para o desenvolvimento social e construção do senso crítico da população. “Resgatamos, com estes registros, pérolas muito importantes que estavam escondidas e são fundamentais para a formação da cidadania”, afirma Nóbrega.

Serão impresso 500 exemplares dessa coletânea

Os materiais integram outros títulos que visam divulgar o trabalho aprofundado de pesquisa idealizado pela Fundação Pró-Memória para fomentar a discussão, preservação e difusão dos bens culturais de Indaiatuba, promovendo a capacidade de mudança da sociedade acerca do meio social em que estão inseridas. Futuramente, todos os títulos serão transformados em e-books para acesso em diferentes plataformas digitais.

Lançamento Coletânea Patrimônio Cultural de Indaiatuba
Data: