Fundação Cultural de Itajaí abre edital para ocupação de galerias

A Fundação Cultural de Itajaí foi criada com o objetivo de incentivar, difundir e promover a prática e o desenvolvimento de atividades culturais e artísticas no município localizado em Santa Catarina. E ao longo dos anos, a Fundação se consolidou como o maior agente cultural da cidade e facilitador para produções artísticas. Neste ano, a instituição lança o edital de ocupação de dois espaços que estão sob sua administração: as galerias de arte localizadas na Casa da Cultura Dide Brandão e na Casa Burghardt.

O Edital está aberto para artistas nacionais e internacionais,  que poderão pleitear espaço na categoria coletiva ou individual. A seleção objetiva promover e ampliar, nos espaços públicos de fomento à arte e cultura, o acesso às diversas manifestações e linguagens da produção contemporânea em artes visuais.

A seleção das propostas será decidida por dois curadores externos, indicados pela Câmara Setorial de Artes Visuais do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Itajaí, conforme edital de credenciamento de pareceristas da Fundação Cultural de Itajaí. Os critérios para a seleção também serão decididos em reunião entre os curadores e divulgados na publicação do resultado oficial, levando em consideração: qualidade artística, consistência conceitual, contemporaneidade e viabilidade da proposta.

Cada proposta aprovada receberá o valor de R$ 3 mil para realização da exposição. O tempo de cada exposição se estenderá por um período máximo de 30 a 45 dias.

Com relação à distribuição dos espaços a serem ocupados, a  galeria Municipal Dinyz Domingos, localizada na Casa Burghardt, receberá exclusivamente projetos de artistas locais. Já as galerias da Casa da Cultura Dide Brandão serão destinadas a projetos de artistas que não residam em Itajaí.

Tendo ciência do cenário mundial de pandemia devido à Covid-19, as exposições podem ainda ser alteradas para ocorrerem exclusivamente em formato digital, em plataforma e suportes próprios, redirecionadas a partir do site www.galerias.itajai.sc.gov.br.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até as 18hs do dia 8 de Março, e realizadas exclusivamente pelo e-mail galerias@itajai.sc.gov.br, mediante o envio de dossiê organizado e documentos. Já o resultado final, em ordem de credenciamento, será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Fundação Cultural de Itajaí até o dia 16 de março. O cronograma de exposições anual será agendado posteriormente e divulgado nos mesmos meios.

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA CONTRATA MONITOR/ESCOLARIDADE: CURSANDO ENSINO MÉDIO.

Museu do óculos: próximo a Av Paulista e com entrada gratuita