Faça uma homenagem aos catadores e catadoras de materiais recicláveis do Brasil e aos 20 anos de luta do MNCR

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis abriu um chamado para os artistas ( – desenhistas – cartunistas – artistas plásticos – grafiteiros/as – designers e todos que quiserem) para realizarem uma homenagem aos catadores e catadoras de materiais recicláveis do Brasil e aos 20 anos de luta do MNCR.

Para participar, entre em contato através dos seguintes meios:

comunicacao@mncr.org.br

whatsapp: (11) 3399-3475

Ou, entre em contato através do Instagram do MNCR: https://www.instagram.com/catadoresmncr/

catador de material reciclável é um trabalhador urbano que recolhe os resíduos sólidos recicláveis, tais como papelão, alumínio, vidro e outros.

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, e produz em média 20 mil toneladas de lixo todos os dias. Aproximadamente um quilo e seiscentos gramas por pessoa. De acordo com Pedro Jacobi, professor de ciência ambiental da Universidade de São Paulo (USP) e membro do conselho diretor do Greenpeace, o desafio é “produzir menos resíduos, reciclar cada vez mais e remanufaturar”.

Um grupo que passa despercebido pela sociedade e que está envolvido diretamente com o processo de reciclagem de resíduos é o dos catadores. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que os catadores são responsáveis por quase 90% do lixo reciclado no Brasil.

De acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, há 800 mil profissionais do tipo em atividade no país e aproximadamente 85 mil associados ao Movimento Nacional.

A maioria desses trabalhadores encontrou na profissão uma alternativa ao desemprego. Além disso, vários trabalhadores do setor sofrem com problemas como o preconceito e a falta de respeito.

Quer saber mais sobre a profissão e também ler alguns relatos? Leia mais na página Observatório do Terceiro Setor!

Veja mais editais sobre concursos em: https://clickmuseus.com.br/category/editais/

Concurso para escolha da identidade visual dos 125 anos do Teatro Amazonas está aberto!

Inscrições para a segunda edição do programa LAB Cultural, em Minas Gerais