Pela primeira vez, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre/RS, apresenta produções voltadas à moda do artista gaúcho Iberê Camargo. A mostra “Modelar no Tempo” é composta por obras e documentos do acervo da instituição.
O artista e importante pintor, flertou coma área da moda durante sua trajetória. Em 1959, produziu uma série de estudos de figurinos para o balé As Icamiabas. Entre 1963 e 1964, Iberê criou estampas para a Rhodia, empresa francesa que trouxe o fio sintético para o Brasil. A primeira estampa que desenvolveu para a empresa apresentava flores tropicais. No ano seguinte, produziu uma estampa verde-azulada para tecido musselina. Posteriormente, entre 1960 e 1964, Iberê pintou um pequeno número de saias e vestidos para presentear amigos.
No final de 1985, ao observar as vitrines do centro de Porto Alegre, Iberê Camargo deu início a uma de suas series mais emblemáticas, a dos Manequins. Esta trajetória do artista, ainda pouco explorada conjuga sua arte com a moda em uma grande exposição.
A Fundação Iberê Camargo reabriu o espaço expositivo para visitas no mês de maio, porém é preciso realizar o agendamento pelo link abaixo. Para quem tiver interesse em conhecer a exposição, a instituição disponibilizou também uma prévia da mostra no Google Arts & Culture pelo link: https://artsandculture.google.com/story/SwXRkwsy17yHDw
O quê: Exposição Modelar no Tempo, de Iberê Camargo
Quando: de 1 de maio a 4 de julho, de sextas-feiras a domingos das 14h às 18h
Onde: Fundação Iberê Camargo e no Google Arts & Culture
Quanto: valores variam entre R$10 e R$40
Agendamentos das visitas: https://bileto.sympla.com.br/event/66447/d/98042
Mais informações: http://iberecamargo.org.br/exposicao/modelar-no-tempo-ibere-e-a-moda/
Imagens: Fundação Iberê Camargo.
Para conhecer mais sobre o projeto Click Museus, acesse o link: https://clickmuseus.com.br/coletivo-akangatu-projeto-click-museus/